Christiane Torloni vive Maria Callas em “Master Class” em todo seu esplendor

por fashionbubbles
/ 17 novembro 2015 / 1comentarios

callas1

Christiane Torloni está em cartaz no Teatro das Artes dando vida à mítica Maria Callas no espetáculo “Master Class”, que conta a história da soprano tendo por inspiração uma série de aulas magnas (“masterclasses”) que Callas proferiu na Juilliard School, de Nova Iorque, durante dois períodos de seis semanas em 1971-72.

O curso “The Lyric Tradition” era direcionado para jovens cantores líricos profissionais e incluía uma série de aulas abertas ao público com o objetivo de que ela transmitisse seu conhecimento e experiência aos estudantes e ao público em geral. Essas aulas são a inspiração da montagem do espetáculo, que é encenado como se fosse uma dessas sessões, em que Callas orienta publicamente os jovens cantores.

Este papel já foi vivido por grandes atrizes como Zoe Caldwell (na montagem original na Broadway em 1995), Patti Lupone, Faye Dunaway, Fanny Ardant e Meryl Streep (em produção do HBO a estrear em breve). No Brasil, a peça foi um enorme sucesso quando montada há quase vinte anos, com Marília Pêra no papel principal e direção de Jorge Takla. Torloni não tem medo de ser propor este enorme desafio, diante das atrizes com quem será comparada… E se sai maravilhosamente bem!

Master-Class-CTorloni-e-atriz

No palco durante todo o tempo, a presença da atriz é magnética: não conseguimos desgrudar os olhos dela em nenhum momento. A construção da personagem está perfeita, principalmente no trabalho corporal, e, Christiane demonstra todo o seu carisma nos monólogos em que a personagem rememora pontos cruciais da sua vida amorosa e carreira. Fiquei arrepiado várias vezes, e olha que assisti às interpretações de Zoe Caldwell, Fanny Ardant e Marília Pêra – todas elas magníficas! Torloni constrói divinamente a personagem e não deixa nada a dever a estas fabulosas atrizes.

A montagem tem lá seus percalços, entretanto, mas nada que atrapalhe a experiência. A cenografia, apesar de belíssima, fica meio sem sentido dentre as outras escolhas cênicas (figurino, caracterização, etc.) e na hora na projeção do vídeo simplesmente não se entende qual a sua função. Também senti falta de partes do texto que foram suprimidas – como a famosa frase sobre a laranja. A escolha e direção do elenco de apoio também tem suas falhas. Na noite em que assisti ao espetáculo a aspirante a cantora, supostamente algumas décadas mais jovem que Callas, parecia mais velha que ela – o que fazia seu texto ser totalmente sem sentido.

A esta altura, alguém que não entenda muito de ópera nem da história da própria Callas pode estar se perguntando se aproveitará o espetáculo… Sim! Não por ser a história de uma cantora importante, mas para conhecer o mundo de uma mulher corajosa, que se doou por completo à arte, tornando-se uma das sopranos mais importantes de todos os tempos, e que amou desesperadamente com todas as suas forças.

Denise Pitta e Vinicius Moura _nAgradecimentos especiais à Colgate, um das patrocinadores, que convidou o Fashion Bubbles para assistir ao belíssimo espetáculo. Na   foto Denise Pitta e Vinicius Moura

Por Edgard Almeida

 Foto de Abertura via Stituto Pinheiro

Serviço:

Data: 04/09/2015 até 22/11/2015
Horário: 21:00
Quando: Quinta à Domingo
Valor: R$ 80,00
Site/E-mail: www.teatrodasartes.com.br
Local: Teatro das Artes no Shopping Eldorado
Endereço: Avenida Rebouças, 3970 – Pinheiros
Telefone: (11) 3034-0075
Confira fotos da Elegância Clássica de Callas
MariaCallas
Foto icônica de Maria Callas

 article-1326307-0BE27FFF000005DC-579_468x454
Maria Callas a maior Cantora do Mundo com o Aristóteles Onassis  homem mais rico do mundo na época, os dois gregos
callas-e-monroe-e1443649183390
 Marilyn Monroe
Maria Callas
Maria Callas era extremamente elegante

Maria-Callas_Brief-Return-to-Opera_HD_768x432-16x9
E glamourosa
Onassis_Callas_1959_26E2170F0
Ser abandonada por Aristóteles Onassis foi o maior dissabor de Callas
x_04i___master_class__73

O espetáculo teve inspiração uma série de aulas magnas (“masterclasses”) que Callas proferiu na Juilliard School, de Nova Iorque, durante dois períodos de seis semanas em 1971-72
classica
De temperamento ácido, vivia em busca da érfeição
Onassis-series1
Por Edgard Almeida
17 novembro 2015
fashionbubbles

fashionbubbles