Margaux Lange utiliza partes de Barbies combinadas com prata e resinas pigmentadas para fazer colares, pulseiras, anéis e broches. A série de joias nasceu do desejo de Margaux de reutilizar materiais produzidos em massa, transformando em arte usável feita à mão. Além de alcançar esse objetivo, seu trabalho também celebra sua admiração pela cultura pop e pelo ícone que a Barbie representa.
Formada na Escola de Artes do Instituto de Maryland, onde a coleção chamada de “Plastic Body Series” nasceu, Margaux teve a base necessária para explorar os conceitos das joias, mas a artista plástica também acredita que sua paixão pela boneca mais famosa do mundo e todo o seu mundo em miniatura foi a grande inspiração para seu trabalho e criatividade.
Com bocas, olhos, orelhas, mãos, pernas e bustos, Margaux cria acessórios delicados, como colares cheios de sorrisos, pulseiras com mãozinhas penduradas, braceletes feitos de sapatinhos, pingentes e broches com bustos em forma de coração e até mesmo cenas românticas como duas mãos dadas ou um beijo carinhoso entre a Barbie e o Ken.
Margaux produz joias com pedaços de Barbies há aproximadamente 10 anos. Seu trabalho como joalheira já foi publicado em diversos livros e divulgado pela imprensa mundial nas mais conceituadas revistas de moda, arte e design. A Plastic Body Series é procurada por colecionadores de arte e joias e fãs da boneca Barbie.
Por Samantha Mahawasala
Sugestão de pauta enviada por Josana Mendes.