Acierno – Para inovar é preciso talvez, uma dose de ausência de noção

por Colaboradores
/ 13 novembro 2015 / 2comentarios

Com essa frase, entre outras, que a loja Acierno, localizada no famoso bairro de Pinheiros, em São Paulo, inaugurada em 1º. de agosto de 2015, apresentou suas propostas diferenciadas, com ambientes ousados e convidativos para serem frequentados e vividos pelos clientes. Não apenas com intenção de compra, não apenas como mostruário ou vitrine, mas sim como ambientes a serem sentidos e apreciados por aqueles que passam por ali.

1 (2)

A loja foi fundada na Sicília em 1965 e teve algumas de suas coleções premiadas no  Salone del Mobile di Milano. A loja Italiana, mas muito brasileira, tem sua fábrica no Brasil e utiliza toda matéria prima brasileira, sempre buscando o respeito à natureza e à sustentabilidade.

Clique nas miniaturas para ver imagens ampliadas

Na intenção de que o espaço, além de uma loja com produtos de Design diferenciado, seja também um ambiente de convivência e troca de ideias,  a Acierno,  no último dia 10/11, convidou o Designer Giovanni Cutolo para liderar um bate-papo sobre design na Itália e no Brasil.

Giovanni Cutolo nasceu em Turim em 1939 formou-se em Economia e Comércio na Universidade de Nápoles. Começou a atuar na área de design em Milão em 1971 na Artemide, colaborando com empresas europeias como Luceplan, Bulthaup, Vitra, Voko, La Cornue e outras. De 1996 a 2008 ministrou aulas na Faculdade de Design do Politécnico de Milão sobre “Design e Mercado”. Desde 2008 é Vice-Presidente da  ADI–Associazione per il Disegno Industriale e Presidente da Fondazione ADI Collezione Compasso d’Oro. Fundou as revistas mensais de design MODO (1976) e GAPcasa (1978) colaborando com numerosos periódicos de design e arquitetura.

Giovanni é escritor do livro Luxo e Design – Ética, Estética e Mercado do Gosto trazendo para o mundo do design, sem temer, confrontos com argumentos como o significado do belo ou da perspectiva de arte, sem se render diante do tabu sagrado da crítica ortodoxa. Esse livro, como outros escritos por ele, sempre vem com uma provocação saudável e valiosa das convenções mais fáceis e óbvias para que o público possa ter uma visão mais contundente dos processos de criação e recepção da arte.

IMG_1053 (2)

Nesse ambiente de ideias e questionamentos sobre design, a Arquiteta Cris Santana da Sandra Lopez Arquitetura, esteve presente em nome do Fashion Bubbles,  para compartilhar várias questões discutidas no evento:

  • Por que o Design nasceu na Itália?  Talvez por ser um país fascinante na sua cultura e história e até “curioso” já que 70% dos patrimônios arqueológicos estão nesse país.
  • Quem pode ser um Designer? O verdadeiro Designer precisa ter coragem, visão futurista, curiosidade em descobrir novos materiais e como utilizá-los e conseguir ir além do que o cliente pede, esses são grandes diferenciais,pois, é realmente a diferença entre o design e o marketing de venda.
  • É preciso descobrir que em um mundo globalizado já não existe o Design Italiano. A linguagem toma conta do fenômeno, que permite a aplicação e criação em qualquer lugar no mundo.

2015-11-13_165233Livro Luxo & Design
A arquiteta Cris Santana da Sandra Lopez Arquitetura, esteve presente em nome do Fashion Bubbles, com o Giovanni Cutolo autor do livro Luxo e Design – Ética, Estética e Mercado do Gosto 

Talvez, segundo a Arquiteta Cris Santana, “o que falta para o Brasil é a introdução de cultura, incentivo ao conhecimento histórico, pois temos uma grande demanda de materiais a serem utilizados e nos falta a curiosidade e coragem, para enfrentar a sociedade, mostrar que ser um Designer é algo sério, e não uma brincadeira, como a maioria pensa. É um desafio, mas quem disse que você precisa ser Designer no Brasil? Nada impede de mostrar o seu trabalho lá fora, além da coragem”

Mas o Design é isso… ecletismo, coragem, conhecimento e sensibilidade… e como conceituado pela Acierno: “Somos contraditórios? Talvez. Tanto quanto a vida, tanto quanto o ser humano. E a gente acha que fazer empresa respeitando e valorizando todas as contradições e diversidades da vida e do ser humano, afinal, é o melhor jeito de ser coerente”.

Veja mais fotos da Acierno

13-1 (2)

A loja aposta em ambientes ousados e convidativos para serem frequentados e vivenciados pelos clientes. Site: www.acierno.com.br

5 (2)

A loja com produtos de design diferenciados

9 (2)

     Não apenas com intenção de compra, não apenas como mostruário ou vitrine, mas sim como ambientes a serem sentidos e apreciados por aqueles que passam por ali6 (2)

 Acierno, localizada no famoso bairro de Pinheiros, em São Paulo, foi  inaugurada em 1º. de agosto de 2015   15 (2)

Um ambiente de convivência e troca de ideias

16 (2)

Por Sandra Lopez

Sandra Lopez Marchezani é casada, mãe de gêmeas e mais um garotinho. Divide seu tempo entre atividades de mãe, esposa, filha e arquiteta. Proprietária da Sandra Lopez Arquitetura atua no mercado da construção civil desde 1993, tendo como objetivo a prestação de serviços de concepção, planificação, projeto e gerenciamento de todos os tipos de investimentos públicos e privados na construção civil e arquitetura de interiores. Ainda assim tenta tempo para diversão e esporte.

8º Edição do Prêmio Decorar 2015   Noite de glamour reconhece os profissionais da área

13 novembro 2015
Colaboradores

Colaboradores

Colaboradores do Fashion Bubbles