Abertura da Exposição de Abelardo da Hora – MASP

por Cyro Del Nero
/ 17 dezembro 2009 / 2comentarios

exposiacao masp abelardo da hora
A Exposição Itinerante do Mestre Escultor Pernambucano Abelardo da Hora  já foi realizada em Brasília e Rio de Janeiro. Percorrerá as capitais brasileiras e será exibida em Caracas, na Venezuela. Cyro del Nero é o Criador da exposição e Renato Magalhães Gouveia é o seu Curador. A Iniciativa é do Instituto Abelardo da Hora de Recife.
Por Cyro del Nero

Sob a concepção do Instituto Abelardo da Hora, esta é uma grande mostra retrospectiva, idealizada para celebrar as seis décadas da primeira exposição deste mestre, um dos marcos fundamentais da arte moderna brasileira que, aos 85 anos, é um dos poucos escultores expressionistas de vulto em plena atividade no Brasil. Apresentando diversas fases do artista, a mostra oferece ao público a oportunidade de conhecer de perto as várias faces de um gênio das artes plásticas brasileiras, suas temáticas e suas preocupações como criador e como cidadão.
Instituto Abelardo da Hora

Renato Magalhães Gouvêafala sobre Abelardo da Hora

“Sua obra é que me deslumbra e, para mim, a verdadeira obra de arte sempre supera seu autor, como no caso presente isso acontece. É preciso vê-lo mostrando suas esculturas, dispensando o clássico “modéstia à parte” ao apontar uma peça dizendo “veja que maravilha, que força, que traços!”. É a superação de si mesmo. […] É tudo naturalmente monumental, pois segue o que está dentro dele, um gigante de talento, persistência, trabalho incorruptível, coerência, coragem absoluta que não transige em nenhuma circunstância. Sua obra é ele, pois, sendo forte, tem a doçura e a delicadeza do bem querer a humanidade. Por isso recebeu sempre apoio e admiração de ricos e pobres, governantes e governados, respeito a sua obra e ao homem que ele sempre foi.”

Renato Magalhães Gouvêa – Curador da Exposição Abelardo da Hora (2009) – Instituto Abelardo da Hora

masp abelardo da hora
Imagem Instituto Abelardo da Hora

amor e solidariedade
Imagem Instituto Abelardo da Hora

amor e solidariedade abelardo da hora
Imagem Instituto Abelardo da Hora

exposicao abelardo da hora masp
Imagem Instituto Abelardo da Hora

17 dezembro 2009
Cyro Del Nero

Cyro Del Nero

Cyro del Nero é Professor Titular da Cadeira de Cenografia e Indumentária Teatral do Departamento de Artes Cênicas, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: Cenografia, Indumentária Teatral, Ópera, Televisão, Moda e Artes Gráficas.