·

A arte da cenografia e coreografia equilibradas com a música

Balé de Diaghilev Década de 20 em Paris. Chegam da Rússia os balés de Diaghilev. Mas o que de mais importante veio foram as cenografias,…

Compartilhe

bales-de-diaghilev
Balé de Diaghilev

Década de 20 em Paris. Chegam da Rússia os balés de Diaghilev. Mas o que de mais importante veio foram as cenografias, mais do que as coreografias e o modernismo da música.

Diaghilev era um interessado pelos movimentos da pintura em sua terra e carregou consigo para a França os mestres russos da pintura. Depois acrescentou a eles, Picasso, Braque, Fernand Leger e outros nomes da pintura parisiense.

O balé é o espaço cênico ideal para a invenção pictórica porque a coreografia exige um espaço cênico plano e em grandes dimensões livres. Assim o cenógrafo tem como espaço para sua representação a moldura do palco, o fundo do palco e a criação dos figurinos.  Assim o valor pictórico dos Balés Russos se tornou equivalente aos valores musicais e coreográficos. Assim havia uma unidade orgânica do espetáculo criando um valor característico para a época.

Quando você se lembra de Petrouchka de Stravinsky, a memória lhe traz imediatamente os cenários e a coreografia em perfeito equilíbrio com a música.  É como se o trio – músico, coreógrafo e o cenógrafo – fosse apenas de um autor.

Leia mais no blog do Cyro del Nero

Compartilhe

Enquete BBB 2024: quem vai vencer o programa?

Leidy foi eliminada com 88,33% de votos, e agora, nosso top 10 está formado! Qual dos dez brothers merece ganhar o reality? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias