Foto em preto e branco de uma modelo em três poses distintas com um vestido todo feito de zíper em fundo branco

O Zíper na Moda: a peça inovadora que já é centenária – Parte 2/3

Sabia que o Zíper já tem mais de 100 anos? Conheça mais sobre o peso dessa peça na moda do século XX e XXI

Compartilhe

Sendo um dos acessórios mais populares do mundo atual, o zíper nem parece ser uma invenção centenária. O mecanismo é peça chave em calças, bermudas, jaqueta, saias, vestidos, bolsas, calçados, malas, além de muitos outros produtos.

Em seguida, conheça a evolução do zíper na moda, e veja como ele se consagrou como um dos itens mais usados no mundo.

 

 

Como o zíper surgiu na Moda?

 

 

Ilustração de um calçado com zíper da patente do Clasp Locker de Whitcomb Judson de 1893
Patente do primeiro zíper de Whitcomb Judson, de 1893. Crédito: United States Patent Office. Fonte: Wikimedia commons
Siga a Fashion Bubbles no Instagram

 

 

Com os requintes do design moderno e da tecnologia mais avançada, hoje em dia o zíper pode chegar a ser um dos principais elementos nos artigos de moda. Contudo, a realidade não foi sempre assim. O mecanismo foi idealizado pelo americano Whitcomb Judson em 1891 com o propósito de facilitar a amarração dos cordões dos sapatos.

Apesar da sua patente ter sido aprovada em 1993, demorou várias décadas para que o produto fizesse sucesso. Entretanto, ainda que a princípio tivesse sido criado para a confecção de sapatos, foi a indústria do vestuário que melhor se serviu dele.

 

 

Foto em preto e branco de sapatos femininos de salto com zíper
Fragmento de publicidade de sapatos com zíper dos anos 20. Fonte: tetecafecostura.com

 

 

Após ter caído no gosto de estilistas de renome mundial, o zíper ganhou cada vez mais espaço no mercado. Afinal, grandes nomes da alta-costura o adotaram e destacaram em várias de suas criações.

Entre eles, por exemplo, estavam a pioneira Elsa Schiaparelli, Pierre Cardin, Yves Saint-Laurent, Mary Quant e Courrêges. Contudo, segundo a historiadora Sereflisa do Amaral, Courrêges foi o nome que mais marcou essa trajetória de sucesso. Acima de tudo, ele foi pioneiro ao aplicar o zíper como adorno em algumas de suas peças dos anos 70.

Desde então, o adereço flutuou entre a sua função prática e o seu uso como elemento decorativo jovem e ousado.

 

 

Foto de um par de botas pretas de couro de salto alto fino com zíper e adornadas com pedrarias e bordados dourados em um fundo branco
Botas femininas com zíper da Dolce and Gabbana, coleção primavera-verão de 2001. Fonte: Victoria & Albert museum

 

 

  • Leia também História do Zíper: criação, processo de fabricação e curiosidades. Logo depois, aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

 

O zíper na moda jovem e ousada

 

 

Foto em preto e branco de Marilyn Monroe sentado e sorrindo vestida com jaqueta e calça jeans
Marilyn Monroe em cena do filme “The Misfits”, em 1961. Fonte: classiq.me

 

 

Foi ainda nos anos 70 que o zíper entrou de vez na moda jovem. Antes de mais nada, ele começou a aparecer em roupas inusitadas, de proporções enormes, feitas em materiais plásticos e cores vibrantes.

Nesse meio tempo, o mecanismo ganhou destaque desde os hippies às conquistas espaciais, ao ser o fecho adotado nos macacões dos astronautas. Além disso, ele também se fundiu de maneira definitiva ao jeans, um dos maiores best-seller da moda do século XX.

Em outras palavras, esse fecho inovador casou com as novas demandas do mercado: um público mais jovem e informal, que queria muita atitude e praticidade. O mercado, claro, se adaptou aos novos tempos.

 

 

 

 

A sazonalidade na moda

 

 

Segundo há anos ressaltou Carlos Roberto Fiere, assessor de marketing da Yoshida Brasileira Indústria e Comércio (YKK), “Hoje, os estilistas lançam mão de tudo que tem disponível em termos de tecnologia, aviamentos e componentes em geral, incluindo as variações do zíper”.  Com sede no Japão, a empresa atua em mais de 40 países e é um dos principais nomes do comércio de zíper no Brasil.

Ricardo Wagner Ribeiro Suares, gerente de marketing da Divisão Zíper da Metalúrgica Brasileira Ultra, concordou que o zíper já saiu da sombra há um bom tempo. Acima de tudo, Suares defende que “Ele é atualmente um complemento de moda”.

Contudo, como tudo no meio fashion, Ricardo também lembra que a presença da peça como adorno é muito sazonal. Em outras palavras, há épocas em que o zíper aparece na moda com total destaque, bem como outras em que serve apenas como fecho discreto.

 

 

Foto do detalhe de um zíper de uma calça jeans
Calça jeans com zíper. Crédito: Pixabay. Fonte: Pexels

 

 

O zíper na confecção

 

 

O gerente da Ultra calcula que 70% do mercado da moda destina o zíper na confecção comum de calças. Desse modo, apenas por volta de 15% a 20% da produção se destina à confecção de malas, bolsas, mochilas, estojos, pochetes e outros artefatos. Assim, somente o restante corresponde às peças que compõem roupas e calçados como ornamento.

Seja como for, hoje o zíper está em alta. Ou seja, ele tem aparecido com frequência como enfeite de peças consagradas nas passarelas de desfiles tanto nacionais como internacionais.

Há pouco mais de uma década, a então gerente de produto da Linhas Correntes, Marisa Persevalli Gonçalves, disse que o zíper tinha uma grande procura: “Os de plástico, por exemplo, estão em maiôs, jaquetas estilo esquiador e até em roupões”.

O certo é que o item pode ser encontrado em uma variedade muito grande de produtos, e em estios cada vez mais inusitados!

 

 

Foto de uma jaqueta verde com diversos tipos de zíper e outros adornos, como um aparelho eletrônico e armações de metal
Jaqueta com zíper em estilo Cyberpunk desenhada para o filme Kika, de Almodóvar, por Jean Paul Gaultier, em 1994. Fonte: Victoria & Albert Museum

 

 

  • Logo depois, veja também a História do Botão: a evolução da peça de joia à aviamento popular.

 

 

A moda do zíper: beleza e qualidade

 

 

Seja como for, o zíper tem passado por constantes aperfeiçoamentos para garantir a sua posição no mercado da moda. “Acompanhamos com criatividade as tendências para estarmos aptos a aparecer também”, avaliou Carlos Fiere, da YKK.

Desse modo, o zíper atual é fruto de um conjunto de fatores. Ou seja, além de equipamentos modernos, ele também traz matérias-primas melhores e mais variadas. Dentre elas, por exemplo, metais dourados e niquelados, plásticos resistentes e coloridos e outros tecidos sintéticos inovadores.

Acima de tudo, sendo uma peça imprescindível da moda, o seu design é sempre atualizado.

 

 

Diferentes modelos de cursores de zíper em metal
Modelos do catálogo da YKK. Fonte: ykk.com.br

 

 

Ou seja, os fabricantes de zíper também estão atentos às tendências do mundo fashion. Por exemplo, às cores das estações, que volta e meia resultam em novos tons em suas cartelas.

A YKK, por exemplo, costuma reunir 56 cores diferentes e recicláveis, que respondem às mudanças da moda. Por sua vez, a Metalúrgica Ultra oferece cerca de 40 tonalidades. Já a Linhas Correntes chega a preparar uma gama de 100 opções.

 

 

Tecnologia e inovação

 

 

Antes de mais nada, a tecnologia deu ao zíper uma maior qualidade, resistência e durabilidade. “São mudanças que não se referem ao visual do produto, mas tem uma grande importância para o consumidor”, analisa Marisa. “Atualmente, oferecem maior segurança para o usuário”, acrescenta Fiere.

Além disso, a indústria sempre lança no mercado versões de zíper com novos puxadores ou pingentes. Com desenhos arrojados, surgem argolas, bolinhas e muitos outros formatos que dão um toque distinto ao produto.

Mais do que isso, o zíper pode trazer com ele o nome de uma grife. É que os fabricantes chegam inclusive a imprimir no cursor o logo da marca quando assim pedido pelo cliente.

O objetivo com tantas opções é, acima de tudo, manter a função do zíper como fecho prático, mas também como elemento sempre “in” na moda.

 

 

Por Queila Ferraz.

 

 

Em seguida, que tal ver o resto da série sobre o zíper?

 

 

*Matéria originalmente publicada em 2008.

Em ouro branco e diamantes, a Van Cleef & Arpels criou uma joia inspirada no zíper. Aberto é um colar, fechado uma pulseira. 

 


Courréges /Pierre Cardin

 

 

 

 

 

Obra de Salvador Dalí

 

 

 

 

Compartilhe

Enquete: quem você quer que vença A Fazenda 16?

Flor Fernandez e Luana Targino deram adeus ao programa depois de quase três meses de confinamento no reality. A atração está chegando ao fim e essas duas personalidades fortes acabaram batendo na trave, mas infelizmente não foram para o Top 8 e nem para a final. Depois da eliminação dupla, quem você quer que vença? Vote na nossa enquete A Fazenda 16 após a eliminação de Flor e Luana. Queremos saber sua opinião:


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Descontos e Promoções

Últimas notícias