Chaves está de volta no SBT após quatro anos de "proibição".

Chaves volta para a tela do SBT após quatro anos de “guerra” entre Televisa e herdeiros de Roberto Bolaños

Nada melhor que as boas e velhas piadas de Chaves para melhorar um pouco aquele dia cansativo. Nas redes sociais são vários perfis que se…

Compartilhe

Nada melhor que as boas e velhas piadas de Chaves para melhorar um pouco aquele dia cansativo. Nas redes sociais são vários perfis que se dedicam para homenagear Roberto Gómez Bolaños e suas obras. Chaves e Chapolin são sucessos em todo o mundo. Especialmente na América Latina. Todavia, um impasse entre os herdeiros de Bolaños e a Televisa (emissora Mexicana que produziu o programa) fez com que o seriado fosse retirado do ar repentinamente.

Roberto Gómez Fernández é o (filho) herdeiro que administra todo o legado criativo do criador de Chaves. A “treta” entre os herdeiros de Roberto Gómez Bolaños e a Televisa está ligada aos repasses financeiros do direito ao uso de imagem do ator. Dessa forma, as fitas e os contratos que a Televisa tem com todo o mundo foram interrompidos após tal impasse. Agora, os problemas foram solucionados e as coisas voltarão ao normal.

Veja também Dona Florinda expõe atritos entre elenco nos bastidores de Chaves: “Pessoas muito conflituosas”

Quando Chaves voltará para a tela do SBT?

Na tarde da última terça-feira, 24, o SBT confirmou que está tudo “ok” entre ela e a Televisa para que Chaves e Chapolin voltem para a grade do canal. Todavia, a assessoria do SBT ainda não definiu datas. No canal de Silvio Santos, Chaves está desde 1984 quando a emissora negociou a compra de novelas com a Televisa e o seriado veio no “pacote”.

Florinda Meza
Elenco de Chaves contou com talentos e polêmicas nos bastidores. Fonte: Instagram
Siga a Fashion Bubbles no Instagram

Após o sucesso estrondoso, Chaves foi o único programa que Silvio Santos nunca tirou do ar em todos esses anos. Pelo contrário, Silvio já substituiu programas e novelas em sua grade por Chaves. Em sua última passagem pelo SBT, o seriado mexicano ano era exibido em dois horários no canal: às 4h da manhã de sábado e às 9h30 de domingo.

Agora, Daniela Beyruti e sua equipe irão definir quais horários Chaves será exibido na grade do SBT. De fato, o canal anda precisando de um reforço eficaz, uma vez que alguns dos investimentos (em programas) do canal, não renderam resultados que era esperado.

Ademais, segundo o Notícias da TV, o SBT também conseguiu negociar a exibição de alguns episódios de Chaves em sua plataforma de streaming SBT +. No Brasil, além do SBT, Chaves e Chapolin também eram exibidos pelo Multishow e disponibilizados pelo Prime Video. Por enquanto, as outras empresas ainda não anunciaram o novo acordo com a Televisa.

Relacionadas

Globo tentou tirar Chaves do SBT de todos os jeitos

Florinda Meza e o elenco de Chaves.
Florinda Meza é viúva de Roberto Bolaños, mas não responde pela obra. Fonte: Instagram

No passado, na década de 90, a Globo fazia de tudo para manter sua soberania na televisão. Contudo, o SBT partia para cima a fim de conseguir “cutucar “o império da família Marinho. E Silvio Santos conseguia. Uma das maiores “pedras no sapato” da Globo, sem dúvida, foi Chaves. Subestimado por todos, a série mexicana de Roberto Bolaños virou febre no Brasil, pouco tempo depois de sua estreia.

Silvio Santos aproveitou seu coringa de todos os jeitos. Durante os mais de 36 anos na grade, Chaves e Chapolin foram ao ar em diversas faixas de horário, inclusive no “horário nobre”, após as 20hs. Em 1999, Chaves conseguiu derrotar a tão esperada estreia de Ana Maria Braga, na Globo. A apresentadora só conseguiu ter “paz” no canal depois que mudou para as manhãs da emissora.

Recentemente, os internautas resgataram um trecho de uma entrevista dada por Florinda Meza. A intérprete de Dona Florinda era casada com Roberto Bolaños, criador e protagonista de Chaves e Chapolin. Segundo Florinda, em 1996 a Rede Globo de Televisão tentou negociar direito as obras de Bolaños, com ele diretamente. Isso porque, além de Chaves e Chapolin, Bolaños criou outros roteiros para o programa, “Chespirito” . E tudo isso para o canal Televisa.

E mais – Héctor Bonilla, ator inesquecível de Chaves, morre aos 83 anos no México

Contrato de milhões

Roberto Bolaños como Chaves e Chapolin.
Seriados foram gravados pela Televisa entre 1971 e 1980, depois viraram quadros dentro do “Chespirito”, até 1992. Fonte: Instagram

Na entrevista dada ao programa, apresentado por Adela Micha, no México, Florinda Meza contou que a Globo ofereceu dez milhões de dólares pelos direitos literários do seriado mexicano.De maneira idêntica, Florinda contou que o objetivo da Globo não era exibir Chaves, mas sim produzir programas a partir das obras de Roberto Bolaños. O contrato valeria por 10 anos. E as produções poderia, talvez, bater de frente com Chaves no SBT. Ou não.

Como resultado, Bolaños declinou a oferta da Globo e manteve suas produções com a Televisa. Em 2000, o intérprete de Chaves renovou o contrato com o canal mexicano por mais 20 anos pelo valor de cinco milhões de dólares.

Roberto Bolaños faleceu em 2014, aos 85 anos. O contrato que ele fechou com a Televisa terminou em 2020. Todavia, os filhos do astro mexicano e o canal não chegaram a um acordo e tanto Chaves como Chapolin pararam de ser exibidos no mundo todo, desde então. Situação que acaba de ser resolvida.

Ademais, em 2018, o Grupo Globo conseguiu comprar os episódios de Chaves e Chapolin para exibi-los somente na TV fechada, no canal Multishow. Agora, a Globo, assim como o SBT negocia a compra dos direitos dos seriados para seus canais pagos.

Por fim, veja uma entrevista que Gugu fez com Bolaños nos anos 80:

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Descontos e Promoções

Últimas notícias