·

Empreendedorismo e sucesso – Conheça a trajetória de Silvio Santos

Um dos rostos mais conhecidos e influentes da televisão brasileira completou 80 anos no último domingo (12). Batizado como Senor Abravanel, para os íntimos e…

Compartilhe

Um dos rostos mais conhecidos e influentes da televisão brasileira completou 80 anos no último domingo (12). Batizado como Senor Abravanel, para os íntimos e não íntimos, atende por Silvio Santos. Carismático e querido, ele tem uma história marcada por empreendedorismo e sucesso.

Conheça Silvio Santos

Filho da turca Rebeca e do grego Alberto, Senor que nasceu em 1930 no bairro da Lapa no Rio de Janeiro, teve uma infância bastante humilde ao lado de seus cinco irmãos: Beatriz, Perla, Sara, Léo e Henrique. Uma das grandes diversões durante a infância era acompanhar Leo, o seu irmão mais novo, ao cinema. Certo dia, Silvio acordou gripado e foi proibido de sair de casa – no outro dia ele descobriu que o cinema que frequentava com irmão havia pegado fogo.

De acordo com o site do SBT, “foi durante as eleições de 1946 que Silvio, aos 14 anos, teve a ideia de vender capas para títulos de eleitor nas ruas do Rio de Janeiro. Um dia, enquanto ele andava pela Avenida Rio Branco, no centro da cidade, o jovem observou um homem que vendia com facilidade algumas capinhas de plástico. Silvio descobriu o local em que o vendedor reabastecia seu estoque de produtos e percebeu que ele obtinha lucro com isso. Ele comprou uma carteirinha e revendeu dizendo que era a última. Depois, ele foi comprando outras e continuou usando a mesma tática de dizer que não havia mais no estoque.

Assim começou sua vida de empreendedor, trabalhando como camelô nas ruas do Rio de Janeiro, mas não deixou de frequentar a escola. Mais adiante, se formou em Contabilidade. Além dos porta-títulos, ele também vendeu canetas – foi nessa época que Silvio começou a mostrar seu dom para a comunicação. Ele aprendeu a manipular moedas e baralhos para chamar a atenção das pessoas. Para fugir dos guardas, trabalhava apenas no horário de almoço deles e contava sempre com a ajuda de Léo, seu irmão, para saber da chegada do ‘rapa’.”

Siga a Fashion Bubbles no Instagram

Via Página do Silvio Santos

Aos 18 anos ele se viu obrigado a parar o trabalho como camelô para servir o exército. Nesta mesma época, em seus momentos de folga, Silvio prestava serviço voluntário a uma rádio em Niterói. Para voltar ao Rio de Janeiro, era necessário utilizar uma barca que liga a cidade à capital – uma viagem curta, porém silenciosa. Foi em uma dessas viagens que ele teve a ideia de trazer mais animação durante o percurso.  Silvio se demite da rádio para investir em aparelhagem, tornando-se assim corretor de anúncios e uma espécie de ‘animador’ durante o percurso Rio-Niterói. Com o sucesso, ele montou a sua própria barca em que organizava bingos e vendia refrigerantes e cervejas, reforçando ainda mais o seu espírito empreendedor.

“A reviravolta na vida de Senor Abravanel ocorreu quando a embarcação em que trabalhava sofreu um acidente e foi parar em um estaleiro, impedindo-o de exercer sua função. Devido a isso, um dos diretores de uma marca de cervejas o convidou para passar alguns dias em São Paulo e ele logo começou a apresentar espetáculos em bares e a fazer sorteios em caravanas de artistas e circos. Sua fama chamou a atenção da TV Paulista, que o convidou para comandar o programa Vamos Brincar de Forca (1962), adaptando seu trabalho cotidiano para a telinha. O sucesso da atração lhe garantiu cada vez mais espaço na TV, expandindo e aprimorando o Programa Silvio Santos. A emissora em que trabalhava foi comprada pela Rede Globo e ele continuou pagando pelo aluguel de seu horário aos domingos, lucrando com os anúncios que vendia a outras empresas. Em 1976 deixou a Globo e se mudou para Tupi, enquanto lutava politicamente para obter direitos de abrir seu próprio canal de televisão”, segundo informações do Jornal Brasil.

Leia também:Vida de Silvio Santos vai virar filme e o apresentador estreia novo programa no SBT.


Fotos: SBTpedia e Fotos Raras

Discurso de Silvio Santos no aniversário de 30 anos do SBT
No último dia 19 de agosto, o Sistema Brasileiro de Televisão comemorou o 30º aniversário. O canal está no ar desde 1981 e é famoso pelos programas de auditório, pela série Chaves, que virou um clássico no Brasil e pelos programas populares. Durante a comemoração, no discurso aos funcionários da emissora, Silvio Santos disse que o SBT e os demais canais nunca vão conseguir bater de frente com a audiência que a TV Globo já conquistou, além disso ele fala de sua trajetória e o que é preciso para se tornar um empresário de sucesso.

Assista ao vídeo em que ele responde a perguntas dos funcionários do SBT:
[http://www.youtube.com/watch?v=qNtYljQ_qr0]

 

O “homem do Baú”

O Baú da Felicidade chega à vida de Silvio Santos por volta de 1948, quando o seu amigo Manoel da Nóbrega estava passando com uma complexa situação financeira. Com a sua habilidade nata para o empreendorismo,  juntamente com a sua dedicação, o “Homem do Baú”, como ficaria conhecido anos depois, viu que  a empresa se tornaria um grande negócio se fosse bem administrada. Com a situação estabilizada, Manoel percebe o empenho do amigo e dá o Baú da Felicidade de presente para Silvio.

“A firma começou a funcionar no dia 16 de fevereiro de 1959, na rua 13 de maio, 714, sala 2, no Bairro Boa Vista em São Paulo. Para promover o Baú, Silvio fazia shows no circo e aproveitava para vender os carnês, dessa forma a empresa ficou conhecida em todos os bairros de São Paulo. O Baú foi crescendo, junto com ele suas propostas e mercadorias, até se tornar a potência que é hoje”, de acordo com informações do site do SBT.

Família Abravanel

Em 1962 Silvio se casa com uma moça que conhece na Rádio Nacional, Cidinha, com quem tem duas filhas Cíntia e Silvia. Na década de 70, um câncer de estômago se alastra em Cidinha e o apresentador se torna viúvo.

Anos mais tarde, ele se casa com Iris Pássaro, uma ex-funcionária do Baú da Felicidade. A união gerou mais quatro filhas: Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata.

SBT e Silvio

De acordo com o Jornal Brasil, o SBT surge quando “o presidente Ernesto Geisel, em 22 de outubro de 1975, assinou o decreto 76.488 outorgando a Silvio Santos o canal 11 do Rio de Janeiro, chamado de TVS, que passou a transmitir simultaneamente seu programa apresentado na Tupi. Com a falência da Tupi, em 1980, a atração de Silvio foi transferida para a Record, da qual chegou a ser proprietário de 50%. No entanto, ele planejava ter uma rede nacional e uma programação completa. De sua amizade com a então primeira-dama Dulce Figueiredo, viúva do ex-presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo, nasceu um lobby que o autorizou a operar o canal 4 de São Paulo, que passou a ser a TVS paulista. Com as emissoras no Rio e em São Paulo, o SBT começou a ser desenhado. Logo a rede se expandiu através de afiliações e a nova marca passou a ser usada em toda a rede no fim da década de 80”


Via   Das Stimmt

Sucesso

Se em 1969, ano em que o homem pisava na Lua, Silvio batia 40,4% pontos e a audiência comprovava o seu sucesso. Anos depois, em 1993, o Programa Silvio Santos, que completava 31, anos entrava para o Guinness Book como um dos programas mais duradouros da televisão brasileira.

Outras ações que lhe renderam ainda mais consagração e sucesso na tv brasileira foram o início da campanha do Teleton em 1998 e o programa “Show do Milhão” no ano seguinte.

Dificuldades

Agosto de 2001 foi uma época tenebrosa para a família Abravanel. Patrícia , filha do apresentador com Iris, foi sequestrada e passou sete dias no cativeiro. Após soltá-la, o sequestrador invadiu a casa de Silvio Santos, em São Paulo, e fez o apresentador refém por cerca de sete horas.

Crise financeira

Há pouco mais de um mês veio à tona a notícia do rombo no banco PanAmericano, que tem como um dos principais acionistas o Grupo Silvio Santos.

O banco que atua como principalmente em operações de crédito consignado e veículos, sofreu uma fraude na contabilidade. De acordo com o portal da Folha, o motivo que o teria levado a crise foi o fato de que “os recursos para empréstimos não vêm de depósitos feitos por correntistas, mas da venda de carteiras de crédito para grandes bancos. E o banco [PanAmericano] havia vendido carteiras de crédito para cerca de dez grandes instituições bancárias, mas não havia contabilizado parte dessas operações no seu balanço. Ou seja, vendeu um bem, usou o dinheiro, mas continuou contabilizando esse bem no seu patrimônio.”

Por conta disso, surgiram diversos rumores que o PanAmericano viesse a quebrar, e para sanar a crise e acabar com supotas especulações, o principal acionista e controlador, neste caso, o Grupo Silvio Santos, assumiu a dívida e colocou R$ 2,7 bilhões para conter os prejuízos do banco.

Via O Globo, Meio Norte e Folha


Foto: Silvio Santos aos 18 servindo o exército (esquerda) e mais ao início de sua carreria (direita) Via site do SBT e Msn Entretenimento


Foto: Abertura do programa do Silvio Santos de 1961 (esquerda) e o Baú da felicidade (direita)
Via site do SBT e IstoÉ Dinheiro

Foto: Na estreia de “A praça é Nossa” Via SBT

Foto: A chave do sucesso de audiência está na irreverência e carisma de Silvio Santos Via Muitos posts e Msn Entretenimento


Foto: Silvio Santos eternizou a frase “Quem quer dinheiro?” na televisão brasileira Via
Msn Entretenimento


Foto: Família Abravanel – Cidinha (esquerda), Silvio e Iris (centro) e as seis filhas (direita) Via Glossario de Noticias e
SBT


Via Amigos de Freud

Via Msn Entretenimento, Jornal Brasile SBT

*Foto abertura – Via Msn Entretenimento

Leia também: Vida de Silvio Santos vai virar filme e o apresentador estreia novo programa no SBT.

Silvio Santos no inicio de carreira

[http://www.youtube.com/watch?v=41MSQGbp-z4]

Silvio Santos na primeira exibição de “A Praça é Nossa”

[http://www.youtube.com/watch?v=v4Xms9uAcKc]

A frase que o apresentador eternizou “Quem quer dinheiro”

[http://www.youtube.com/watch?v=o-sd-WQMQ1A]

Compartilhe

Enquete: quem você quer que fique na Fazenda 16?

Agora é tudo ou nada, pois A Fazenda 16 está oficialmente chegando ao fim. Quatro peões foram parar na berlinda desta semana, sendo que dois deles vão ser eliminados pelos votos do público. No caso, os menos queridos pelos telespectadores. Compartilhe na enquete do Fashion Bubble sua opinião sobre quem deve ficar nesta 12ª Roça:


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Descontos e Promoções

Últimas notícias