Restrospectiva Fashion – O que marcou o mundo da moda em 2010
O que estampou 2010 Animal Print Os desfiles internacionais mostraram e os editoriais das principais revistas de moda confirmaram as estampas animais como forte hit…
O que estampou 2010
- Animal Print
Os desfiles internacionais mostraram e os editoriais das principais revistas de moda confirmaram as estampas animais como forte hit para 2011.
O animal print teve sua época “cafona”, já simbolizou luxo e riqueza e hoje se mostra como uma estampa pop – um básico no guarda roupa de mulheres e até homens, seja em peças de roupas ou em acessórios.
Fotos: The Nerd Fashionist
Samuel Cirnansck e Fause Haten no Minas Trend Preview Inverno 2011.
Leia mais em: Animal Print – O grande hit para o Outono-Inverno 2011
- Xadrezes
Símbolo do movimento grunge, o xadrez voltou, ficou e parece que não vai embora tão cedo. Em 2010 a estampa se consagrou como um básico no guarda roupa feminino e também masculino.
Os xadrezes da Chouchou no desfile para o Minas Trend Preview
Xadrezes são básicos também no universo masculino. Fotos: Violation Hidden
Leia sobre a história da estampa em Influência Celta – Xadrez e Tartans em alta
- Florais
Os florais apareceram com força no verão 2010, permaneceram no inverno e continuam em alta para 2011. Flores maximizadas ou os pequenos libertys não encontraram limites: estavam em blusas, saias, vestidos, lenços, calças, casacos e acessórios com todo o romantismo do universo feminino.
Fotos: American Beauty e Shopping Blog
Modelos de Simone Nunes em desfile para o São Paulo Fashion Week.
- Estampa Caleidoscópica
Foi Alexander Mcqueen que nos apresentou à estampa caleidoscópica logo no início de 2010. Depois disso vários outros estilistas usaram a explosão de cores como inspiração.
As estampas caleidoscópicas criadas por Alexander Mcqueen. Foto: Vogue Espanha
Desfile da Alessa para o Minas Trend Preview.
- As cores cítricas
O mundo teen invadiu a moda brasileira: ícones como Fiuk e os meninos das bandas Restart e Cine levaram o colorido das cores cítricas para as ruas junto com o estilo descolado das calças skinny e camisetas gola v.
Leia mais em: Moda Masculina – O estilo de Fiuk
Leia mais em: Conheça o estilo happy rock da banda Restart
Leia mais em: Restart e Banda Cine – Entre com tudo na onda do happy rock
- O navy
O estilo navy, ou náutico, busca inspiração nas vestimentas e no romantismo dos marinheiros. Quem primeiro apostou e investiu nesse visual foi Coco Chanel ainda na década de 20, segundo informações da Revista Paradoxo.
As principais cores do navy são vermelho, azul marinho e branco. As listras que brincam com essas nuances são praticamente obrigatórias. Os detalhes em dourados também aparecem e inspiram motivos marinhos, como nós, âncoras e correntes.
O navy invadindo os universos feminino e masculino. Fotos: Ideias Vestíveis e Petiscos
Leia mais em: Estilo Navy invade a moda masculina no Verão 2011
- Summer Boots
Elas dominaram o verão 2010. As ankle boots ganharam uma repaginada, ficaram mais abertas e perfeitas para o verão – por isso o modelo ganhou o nome de summer boots. As variações são as mais diversas: em couro, com animal print, muitas tiras ou recortadas a laser, as summer boots são os sapatados do verão.
Fotos: Fashion World e Diário Notícias
- Sapatos Pesados
Também são primos das ankle boots, mas possuem aspecto mais pesado, como o próprio nome diz. São os materiais usados que garantem essa imagem: couros, camurças, solados pesados, fivelas e tachas grandes – alguns aparecem até com amarrações, lembrando os coturnos.
Fotos: Shopping Eldorado, Tendencinhas by Rio e FFW
- Luto em 2010
O estilista Alexander McQueen morre aos 40 anos de idade. Ele foi encontrado em seu apartamento com sinais de suicídio no dia 11 de fevereiro de 2010, uma semana após a morte de sua mãe. O mundo da moda ficou em luto por perder um de seus grandes criadores.
Alexander McQueen com suas amigas Naomi Campbell, Kate Moss e Sarah Jessica Parker.
O sapato de McQueen que ganhou fama com a Lady Gaga.
Uma das criações de Alexander McQueen. Fotos: O Globo e Apparel
As tendências que despontaram em 2010
- Militarismo
Não se falou de outra coisa em 2010. Os tons de oliva, marrom, azul marinho, martingales, muitos botões, calças e casacos utilitários… o militar vem com tudo em 2011, trazendo também os coturnos e as jaquetas aviador.
oto do catálogo da AHA e jaqueta aviador Burberry. Foto: Blog Simone Monte
Desfile da Têca no Fashion Rio.
- Anos 70
Entre as características mais marcantes dos anos 70 temos o movimento hippie. Homens e mulheres usavam calças pantalonas com boca de sino e batas. As estampas, muito coloridas, eram associadas à cultura psicodélica com motivos orientais e o famoso flower power. Os acessórios tinham aspectos artesanais.
As referências mais fortes dos anos 70 são as franjas, a calça boca de sino, as batas e blusas amplas, vestidos e saias longas e bastante fluidas, flores (retorno à natureza) e estampas étnicas com grande influência do movimento oriental.
Marc Jacobs se entrega aos anos 70.
Desfile da marca Última Hora no Minas Trend Preview Inverno 2011.
Leia mais: Verão 2010/2011 – Espírito dos anos 70
- Anos 80
Impulsionado pela Lady Gaga, o ano de 2010 esteve cheio de referências da década de 80: ombros marcados, looks coloridos e excesso de informação.
A influência dos anos 80. Fotos: GNT
Lady Gaga impulsionou a influência dos anos 80. Fotos: O Esquema e Cherry Bomb
- Anos 90
O minimalismo apareceu com descrição, mas muitos pesquisadores afirmam que ele virá com força em 2011. Desenhos limpos, cores planas e formas simples. A tendência minimalista aparece com modelagem diferenciada, recortes e texturas.
O minimalismo em editoriais de revistas como a Elle. Fotos: Culture-se e Elle
- Camel
Anunciado como o novo neutro, o camel promete ser o hit de 2011. Super versátil, a cor apareceu em quase todos os desfiles internacionais importantes em 2010.
Editorial Camel na Vogue russa. Foto: StyledOn
Forte presença do camel nas criações de Karl Lagerfeld. Foto: Too Fast Fashion
- O homem vira bicho
Depois do deslumbrante desfile da Chanel em Paris, no qual as modelos desfilavam peles falsas pelo iceberg importado da Escandinávia, as peles longas ganharam destaque e igualaram o homem aos animais com muito glamour.
As peles da Chanel e a tendência de homem virar bicho já aparecendo nas ruas. Fotos: Fator Estilo e Moda Paris
Foto de abertura: Bem Linda