Tortura psicológica em A Fazenda? Terapeuta analisa caso de Deolane e Thomaz
Falas de Deolane e Thomaz ganham repercussão nas redes sociais e internautas apontam tortura psicológica no reality, saiba o porquê
Os últimos acontecimentos envolvendo conflitos no reality A Fazenda 14 geraram uma discussão importante sobre tortura psicológica.
Porém, a maioria das pessoas está acostumada a associar violência somente a agressão física. Por isso, pode ser difícil identificar reais agressões psicológicas e emocionais que as pessoas sofrem, mesmo elas trazendo consequências avassaladoras para nossa saúde mental.
A tortura psicológica fragiliza autoestima, autoconfiança, gera pensamentos negativos e também pode desenvolver transtornos mentais.
A vítima desse tipo de violência vai minando a saúde emocional até que ela não tenha forças para sair dessa situação. Além disso, pode, sim, levar a pessoa a atitudes drásticas frente a própria vida principalmente quando a pessoa já tem algum transtorno mental diagnosticado.
Mas afinal, o que é tortura psicológica?
- Equipe de Thomaz suspende apoio ao ator em A Fazenda: “Não aguenta mais”. Entenda!
O que é considerado tortura psicológica?
A tortura, seja física ou psicológica, é todo ato com a intenção de causar dor ou sofrimento intencionalmente.
No caso da tortura psicológica ou abuso emocional, como também é conhecida, ela pode se apresentar em forma de:
- Crítica;
- Comentários maldosos;
- Xingamentos;
- Ironia;
- Desprezo;
- Indiferença;
- Silêncio proposital;
- Ameaças verbais realizadas repetidamente pelo abusador.
Importante salientar que ela pode acontecer em todos os tipos de relacionamento: familiar, amoroso, trabalho e social.
São agressões sistemáticas que tem como objetivo causar sofrimento sem usar do contato físico para intimidar, manipular ou punir a vítima.
Infelizmente muitas pessoas que passam por esse tipo situação não conseguem perceber que estão sendo violentadas psicologicamente e acabam entrando em sofrimento emocional.
- Veja também Deolane Bezerra detona atitude de Thomaz Costa em A Fazenda: “Brincando com suicídio”. Além disso, confira surpreendente antes e depois da advogada com fotos da peoa antes da fama.
Comportamento do abusador
As agressões podem acontecer de uma forma sutil e mais difíceis de serem percebidas pela vítima, principalmente quando ela tem algum tipo de afeto por seu agressor. É o caso de parceiros amorosos, familiares e até mesmo colegas de trabalho.
Quando mascarada por ‘querer o melhor para a pessoa’ ou ‘ser para seu próprio bem’ as críticas recebidas.
Mas elas também podem acontecer de forma mais hostil e escancarada, mas ainda assim o agressor pode se esconder atrás de justificativas como estar sendo ‘sincero’ ou afirmando que a vítima merece aquele tratamento em ‘razão de suas ações ou comportamento’.
As humilhações podem ser feitas em ambiente público ou em um ambiente mais íntimo e o agressor busca sempre atacar os pontos fracos ou fragilizados da vítima.
A tortura psicológica e o impacto na saúde mental
O reality A Fazenda 14 tem gerado várias polêmicas e dividido a opinião do público.
Recentemente, uma das participantes tida como a favorita dessa edição, a advogada Deolane Bezerra, tem sido acusada pelos espectadores de tortura psicológica contra o participante Thomaz Costa, que durante a madrugada desta segunda-feira (17), após uma crise provocada por forte estresse emocional teria sugerido que iria se ferir e se jogar da escada.
A participante Deolane Bezerra, afirmou que ele teria feito isso para chamar a atenção do público. Inclusive, a peoa chegou a dizer o seguinte: “quem quer se matar, se mata” e que “vaso ruim não quebra”.
As falas da advogada Deolane causaram grande repercussão nas redes sociais e despertou fortes gatilhos emocionais no público que acompanha o reality, e também nos internautas.
Além disso, o participante Thomaz já havia citado suas crises de ansiedade, desejo de morrer e se ferir.
Saiba todo o impacto provocado por esse transtorno em Ansiedade: como evitar? Causas, sintomas, tratamentos, tipos e mais.
- Em seguida, aproveite para seguir o Fashion Bubbles no Google News e acompanhar as novidades direto do seu celular! Basta clicar aqui e, em seguida, na estrelinha 🌟 lá no News
Análise sobre a fala de Deolane Bezerra
A fala de Deolane foi irresponsável de diversas formas.
Em primeiro lugar, por menosprezar uma dor que não é sua. Ademais, por se tratar de um tema tão delicado quanto a vulnerabilidade da saúde mental que pode sim, levar uma pessoa em um ato de desespero a tirar a própria vida.
Em terceiro lugar, por ser uma figura pública e que acaba influenciando outras milhares de pessoas a banalizar um assunto tão sério e delicado quanto o suicídio.
É importante lembrar que uma pessoa saudável não pensa ou diz que quer se ferir, ou se matar.
Precisamos reafirmar isso, pois a fala de Deolane, reduz o sofrimento do outro como uma forma de chamar a atenção, algo que ainda é visto por muitas pessoas como comum.
Quando alguém fala no desejo de se ferir e/ou sobre o desejo de tirar a própria vida, essa pessoa precisa ser levada a sério.
É um sinal muito grande de necessidade de cuidado, um pedido de ajuda. Portanto, qualquer intenção declarada de morte deve ser olhada com sensibilidade e cuidado.
Por trás da intenção
Quem pensa em suicídio não quer sofrer uma dor física e muito menos acabar com a vida. O que a pessoa quer é acabar com o sofrimento psíquico que gera muita dor. Seu real desejo é se libertar daquilo que causa uma angústia interna muito forte, daquilo que ela não suporta mais sentir.
Sendo assim, como trata-se de uma dor que não é nossa, ela não deve ser julgada, comparada e muito menos ridicularizada como feito pela advogada durante o reality.
As pessoas que estão em sofrimento precisam ser acolhidas, amparadas e encaminhadas para atendimento. O olhar atento da família e dos amigos é fundamental nesse processo.
Como ajudar?
Quem tem pensamentos suicidas e precisa de apoio emocional pode ligar para o CVV (Centro de Valorização da Vida) no número 188.
Também é possível receber apoio emocional via internet (www.cvv.org.br), email, chat e Skype 24 horas por dia. Existem ainda os prontos-socorros psiquiátricos para casos de emergência.
Sobre a colunista
Camila Custódio é idealizadora do Consultório Emocional – @consultorioemocional nas redes sociais. Camila é Assistente Social, Terapeuta de Família e Casal, Terapeuta Relacional Sistêmica, Psicanalista e Coach. Além disso, é Especialista em Gestão da Emoção e Consultora em Desenvolvimento Humano.
Escreve sobre saúde emocional, relacionamento e empoderamento feminino para sites, revistas e blogs. Atende pacientes online de todo o Brasil e do exterior.
- Por fim, veja Síndrome da Impostora: o que é e como ela afeta nossas vidas
Enquete: quem você quer que fique na Fazenda 16?
Agora é tudo ou nada, pois A Fazenda 16 está oficialmente chegando ao fim. Quatro peões foram parar na berlinda desta semana, sendo que dois deles vão ser eliminados pelos votos do público. No caso, os menos queridos pelos telespectadores. Compartilhe na enquete do Fashion Bubble sua opinião sobre quem deve ficar nesta 12ª Roça: