O estilista Jum Nakao comanda coleção de alunas de moda que será vendida em São Paulo
Uma coleção feita por estudantes de moda será comercializada a partir do próximo mês em São Paulo. É um fato raro, e tem por trás…
Uma coleção feita por estudantes de moda será comercializada a partir do próximo mês em São Paulo. É um fato raro, e tem por trás a mão do estilista Jum Nakao, coordenador do coletivo Faap Moda Brasil, formado por alunas do curso de pós-graduação em direção de criação em moda da Faculdade Armando Álvares Penteado.
A loja multimarcas Surface 2 Air, nos Jardins, vai vender a coleção de 30 peças das novas estilistas.
Nessa primeira turma do curso, Jum trabalhou com um grupo de oito alunas, todas com alguma experiência no mercado fashion.
No mercado de moda, alguns reclamam que as escolas formam estilistas demais e deixam de criar bons profissionais em outras áreas, como no valorizado setor de modelagem. Mas, para Jum, o projeto vai fazer muito bem à moda brasileira. “Principalmente porque o que vemos hoje nas passarelas e na imprensa é muito deslumbramento e praticamente nenhum conteúdo”, diz o estilista.
Na primeira fase do projeto, segundo Jum, a intenção foi destruir idéias preconcebidas sobre a criação em moda. “Quando terminamos essa fase, elas descobriram que o que havia sobrado era o que tinham de mais autêntico, uma essência a ser explorada”, conta.
As roupas trabalham com o tema da contenção. A idéia foi transformada numa série de peças nas quais os volumes parecem “vazar” de estruturas rígidas, em tons de branco, preto e cinza. “Fomos tomados por uma grande empolgação coletiva, uma vontade de fazer essa coleção acontecer”, afirma Ceilane Refosco, uma das alunas.
A idéia do curso surgiu de um projeto conjunto da Faap e do Instituto Brasil de Arte e Moda -formado por uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e o Masp (Museu de Arte de São Paulo).
“O objetivo foi fazer com que as alunas percorressem todo o processo de produção -até a comercialização do produto final”, afirma Silvio Passarelli, diretor da Faculdade de Artes Plásticas da Faap.
A intenção é que outras coleções sejam produzidas pelas novas turmas do curso -são duas por ano. “Queremos disseminar a idéia de que rigor e pensamento criativo não são incompatíveis com sustentabilidade comercial”, diz Jum.
Leia mais sobre o curso de pós-graduação em direção de criação em moda da Faculdade Armando Álvares Penteado e veja mais fotos no site do Jum Nakao.
Fonte: Alcino Neto, Folha de São Paulo, 16/3/2007.