Os carros da Moda e a moda nos carros – Parte II
Kia Soul. Foto: O2 Aktuell Em continuidade ao primeiro artigo da série, hoje exploro mais elementos dessa indústria que registrou crescimento de quase 10% no…
Kia Soul. Foto: O2 Aktuell
Em continuidade ao primeiro artigo da série, hoje exploro mais elementos dessa indústria que registrou crescimento de quase 10% no último semestre. Foram 2,4 milhões de veículos novos comercializados nos últimos seis meses, de acordo com a Federação Nacional Brasileira de Distribuição de Veículos Automotores.
Nesse universo de oferta e procura, parece ser fácil encontrar o veículo que atenda seus anseios e necessidades. Porém, quais são tais anseios e necessidades? Será que todos temos um check-list para avaliar as ofertas? Será que sabemos exatamente o que queremos?
A resposta não parece ser simples, pois os consumidores de veículos formam um público heterogêneo, que possuem situações financeiras distintas e motivações inconscientes complexas. Isso faz com que o processo de compra não seja tão racional e lógico quanto pensamos.
A publicidade e as publicações especializadas em carros, bem como concessionárias, revendedoras, lojas e distribuidores, ainda parecem ambientes focados no público masculino, apesar de testemunharmos um aumento considerável das consumidoras. Dessa forma, outras variáveis passam a fazer parte da motivação de compra.
Além dos modelos, cores, design e acessórios, muitos compradores já avaliam a reputação da marca, os números de recalls, opinião de consumidores, assistência técnica, nível de consumo de combustível, espaço interno e a sustentabilidade – os carros elétricos prometem ser uma alternativa contra poluentes.
Os recalls são importantes de serem acompanhados para evitar futuras dores de cabeça com repetidos defeitos de fábrica, como no caso da Toyota – que está convocando 270 mil proprietários do carro de marca Lexus (modelo de luxo) e no modelo Crown a comparecerem a uma de suas concessionárias ou mecânicas autorizadas, pois no pior dos casos, o motor pode simplesmente parar. Ou no caso da Mercedes-Benz, que anunciou um recall no Brasil por defeitos encontrados nas vans e furgões modelo Sprinter.
Furgão Sprinter, Mercedes. Foto: Mass Rent a Car
Corolla 2011. O modelo foi sujeito a recall no Brasil. Imagem: Nippokar
Os apelos são muitos por parte das concessionárias – descontos, parcelamentos, financiamentos, brindes etc. Entretanto, a estratégia de oferecer carros sem taxa de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) pode ter gerado frustração em muitos consumidores que anteciparam suas compras até o final do mês passado para obter o benefício do imposto zero, mas perderam a oportunidade de comprar novos modelos (2011) que já foram lançados no mercado.
Outra estratégia de venda foi o lançamento de carros fashion como o Kia Soul. O Kia Soul foi desenhado por Peter Schreyer, design de automóveis reconhecido por seu impecável trabalho na Audi e que posteriormente assumiu a direção de design da Kia Motors.
O carro foi apresentado primeiramente em 2008, no Salão de Automóvel de Genebra (Suíça) e chegou este ano no Brasil. O Kia Soul Diva tem como público-alvo as mulheres, pois seu design arrojado e inovador inclui detalhes como tecidos e cores especiais, tapetes personalizados e compartimentos especiais . O modelo Kia Soul Burner , por sua vez, foi pensado para o publico masculino versão “bad boy” por ter cores fortes (preto-vermelho), 4 bancos individuais e desenhos que reproduzem tattoos.
As especificações do Kia Soul são bastante atrativas e no Brasil são oferecidas cinco diferentes versões do carro. O carro tem excelente espaço interno, capacidade do porta-malas com bandeja para objetos, itens de fábrica como ar condicionado, airbag duplo, CD MP3 player com entrada auxiliar para Ipod e USB que podem ser controlados no volante, sistema de som com 5 auto falantes e tweeters, ajustes no banco e na coluna da direção, tem ótima visibilidade e dirigibilidade.
Os opcionais também são inovadores, como exemplo os bancos com tecidos personalizados e o retrovisor interno com tela de LCD acoplada câmara na parte traseira para auxilio na marcha ré. O veículo pode custar a partir de R$ 55,900 (o valor foi visto em campanha publicitária).
Apesar do Kia Soul não considerar ter nenhum competidor direto no mercado brasileiro por ser o primeiro carro com design automobilístico arrojado, poderíamos mencionar o Volkswagen Crossofox, Ford Ecosport, Nissan Livina, Renault Sandero e o Honda Fit.
Kia Soul Diva. Foto: Kia World
Kia Soul Burner. Foto: NetCarShow
Outras marcas se utilizam de diferentes apelos visando a atrair cada um o seu público. A Hyundai, por exemplo, apresenta seus modelos Tucson, Santa Fé. Vera Cruz e Azera como campeões de qualidade e 5 anos de garantia. A Ford oferece taxa zero e saldo em 24 meses para o novo Ford Focus, enquanto a Chevrolet destaca ter trazido o carro mais premiado dos EUA – Novo Chevrolet Malia Peugeot . Em sua promoção Zero Grau Peugeot, a marca presenteia seu consumidor das linhas 207 e 307 com ar-condicionado grátis.
Sempre aconselhamos ler (mesmo com lupa) as condições das promoções escritas em letras minúsculas, para não se iludir na hora da compra.
Aproveitando o sucesso de bilheteria do filme Avatar, a Citroen fez uma campanha interessante para lançar o Citroen Xsara Picasso série especial Avatar, cujo apelo é a tecnologia sustentável, em harmonia com o meio ambiente.
No próximo artigo, pretendo explorar as novidades de mercado como o ix35 da Hyundai e Sportage New Age da Kia Motors – essas duas montadoras coreanas são partes do mesmo grupo e se apresentam como rivais no mercado brasileiro. Vou também comparar carros de uma mesma classe e público-alvo e oferecer dicas para avaliar seu novo carro.
Azera 2011. Foto: Hyundai
SantaFe. Foto: Hyundai
VeraCruz. Foto: Hyundai
Tucson. Foto: Hyundai
Xsara Picasso Série Especial Avatar. Imagem: BlogAuto
Xsara Picasso Série Especial Avatar, datalhe. Imagem: BlogAuto
Veja o comercial do Kia Soul
[http://www.youtube.com/watch?v=UFHCfwF87_o]
Leia mais: Os carros da Moda e a moda nos carros – parte 1