vinhos para a Ceia de Natal

Vinhos para a ceia de Natal: dicas de como harmonizar sem erro

Preparamos dicas especiais de como harmonizar vinhos na ceia de Natal. Confira as sugestões para tornar a noite de confraternização em família ainda mais deliciosa. Veja vinhos para o aperitivo, ceia e sobremesa!

Compartilhe

As festas de fim de ano estão se aproximando e, com elas, chega também o momento de encontrar a família. Além de pensar nos pratos que você irá servir aos convidados, também é necessário escolher os vinhos para a ceia de Natal.

Assim, existe sempre a dúvida que vinho comprar, concordam? O Fashion Bubbles apresenta sugestões e dicas que vão te ajudar nesta tarefa de harmonizar as bebidas com as comidas dessa data tão especial.

Não é tão complicado, confiram:

1- Vinhos para aperitivo de Natal
2- Vinhos para a ceia de Natal
3- Vinhos para as sobremesas de Natal

1. Vinhos para o aperitivo da ceia de Natal

Foto com um prato com queijo, damascos, azeitonas, tomate seco e torradas, segunda foto pessoas brindando com espumante.
Aperitivo para ceia de Natal com queijo, amêndoas bem como azeitonas harmonizados com espumante brut. Fonte: Pexels Cottonbro
Siga a Fashion Bubbles no Instagram
  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

Inegavelmente, nós brasileiros adoramos um happy hour.  Por isso, nossa ideia é trazer esse clima para os vinhos do aperitivo da ceia de Natal. Portanto, vale apostar em uma mesa variada e prática.

Sem muita louça, o ideal é pensar em servir tudo em pratos pequenos. Se possível, prefira petiscos para comer com as mãos ou pequenos garfos, sem uso de faca.

Por exemplo: brusquetas, pães , queijos, embutidos, frutas secas, azeitonas podem funcionar muito bem!

Mas e os vinhos para o aperitivo da ceia de Natal?

 

Aposte nos espumantes Brut que são, sem dúvida, uma boa opção para começar a sua noite. A palavra Brut se refere ao nível de açúcar, ou seja, é a doçura que sentimos na boca. Esse tipo de vinho tem a concentração de açúcar entre 8,1 e 15 gramas por litro, ou seja, tem uma doçura bem discreta.

Um espumante leve e delicado, fácil de harmonizar

Foto de árvore de Natal com luzes , foto da direita 6 pessoas brindando cm taça de espumantes na mão
Brinde de Natal com espumante. Fonte: Pexels Vladislav Murashko e Cottonbro

Existem muitas opções no mercado e excelentes exemplares brasileiros. Então, vamos nos concentrar nesses. Vocês sabiam que o Brasil é um excelente país produtor de vinhos espumantes?

Assim, a qualidade das nossas bebidas não deixa nada a desejar frente aos famosos vinhos franceses ou italianos.

Então, vamos valorizar o nosso produto nacional

duas garrafas de espumantes do produtor Casa Valduga, produzidos pelo método clássico a partir das uvas chardonnay e pinot noir
Espumantes Brut método clássico Casa Valduga 130 assim como o Espumante Arte. Fonte: website Casa valduga

Por exemplo, a Casa Valduga produz excelentes espumantes Brut pelo processo tradicional. Trata-se do mesmo método de produção do prestigiado Champanhe.

Só para ilustrar, a segunda fermentação acontece na garrafa, conferindo ao vinho notas amanteigadas e  cremosidade muito elegante. As uvas são as mesmas usadas na França: a Chardonnay e a Pinot Noir.

Desta forma, duas ótimas opções são: Casa Valduga 130 Brut e o Espumante Arte.

Para resumir, esse tipo de espumante vai harmonizar com a variedade servida no aperitivo da ceia de Natal, como queijos, embutidos e pães. Ele é um curinga!

Seguimos com outra dica

 

Outro importante produtor brasileiro é a Miolo. Nossa sugestão fica por conta dos espumantes Brut método Charmat. Esse tipo de espumante não tem a segunda fermentação na garrafa, ela acontece somente no tanque de aço inox. Dessa forma, esse método é também chamado de método tanque.

Assim, os vinhos são bem frescos e frutados, perfeitos para o aperitivo da ceia de Natal, brindes e celebrações.

Seu frescor ajuda também a dar uma sensação de limpeza na boca, por exemplo, depois de degustar um salame, um presunto ou queijos mais gordurosos.

Vinho com brasilidade, um produto original da Bahia

Foto da esquerda com garrafa de espumante marca Terranova da Miolo e imagem da direita dos vinhedos localizados na região do Vale do rio São Francisco na Bahia
Espumante Terranova da Miolo e imagem dos vinhedos localizados na região do Vale do rio São Francisco na Bahia. Fonte: website oficial da Miolo

Este que sugerimos é o Terranova, um blanc de blancs, que quer dizer que foi produzido somente a partir uvas brancas. São elas: Chenin Blanc, Sauvignon Blanc e Verdejo, que são plantadas em vinhedos próprios da Miolo.

Dessa forma, este espumante é muito especial, porque os vinhedos estão localizados na região do Vale do rio São Francisco na Bahia. Faz parte de um projeto com muito estudo e tecnologia para produção de vinhos nesta região.

Natal com clima tropical, menu aperitivo leve e descontraído

Foto da esquerda de brusquetas de abacate com tomates, pepino e rabanete. Foto da direita torrada com cream cheese e salmão defumado.
Dicas de aperitivos para a Ceia de Natal. Fonte: Pexels Saria Shevtsova e Matthew Osier

Sendo assim, que tal uma brusqueta de salmão defumado com base de cream cheese ? Ou ainda pão integral com creme de abacate e, por cima, tomates, pepinos e fatias finíssimas de rabanetes temperados a seu gosto.

Saudável e sofisticado como nas fotos acima, para comer com os olhos também!

2- Em segundo lugar, vinhos para a ceia de Natal

Foto de Peru de Natal assado , foto da direita taça de vinho rosé
Peru de Natal sugestão de harmonização com vinho rosé. Fonte: Pexels Tim Douglas e Maria Orlova

A ceia de Natal é sempre muito variada, ou seja, depende das tradições de cada família. Mas o que podemos dizer é que geralmente é à base de carne branca. Por exemplo, o prestigiado peru de Natal. Contudo, há quem prefira um belo prato de peixe assado.

De qualquer forma, a sugestão fica por conta de vinhos que tenham intensidades semelhantes aos pratos. Isto é, vinho rosé ou um tinto leve podem funcionar muito bem, tanto com o peru quanto com o peixe assado.

Sobretudo, as carnes brancas costumam ser menos intensas do que a vermelhas. Assim. pedem vinhos que harmonizem neste sentido.

  • Confira ainda mais Crochê de Natal, 45 ideias para vender ou presentear com receitas, gráficos e tutoriais

Ou seja, a intensidade do vinho não deve sobrepor-se ao sabor da comida

Foto da esquerda duas garrafas de vinhos chilenos das uvas pinot noir e merlot, foto da direita mulher segurando uma taça de vinho tinto
Vinho Pinot Noir bem como Merlot do produtor Chileno Luis Felipe Edwards. Fonte: website do produtor assim como foto da direita fonte Pexels Karolina Grabowska.

Dessa forma, uvas como a Pinot Noir ou Merlot são boas dicas de harmonização, caso vocês prefiram os tintos. Isso porque estes vinhos possuem menos taninos e são geralmente mais fáceis de beber.

A oferta no mercado brasileiro é bastante grande, com excelentes opções destes tipos de vinhos. Aqui enumeramos algumas delas: o Merlot da Vinícola Chilena Luis Felipe Edwards produzido no Vale Central do Chile.

Bem como destacamos o vinho Marea, do mesmo produtor, feito com a uva Pinot Noir do Vale de Leyda no Chile. A região está próxima da Costa do Oceano Pacífico, conferindo frescor e características únicas a este vinho, como notas de cerejas e framboesas, além de elegância e equilíbrio.

foto da esquerda taça de vinho tinto, foto da direita prato de salmão assado
Prato de salmão assado sugestão para Ceia de Natal harmonizado com vinho tinto leve. Fonte: foto salmão delicious.com.au assim como foto vinho pexels Posawee Suwannaphati

Caso seu menu for um peixe assado, por exemplo um salmão, não tenha receio. Experimente harmonizar também este prato com vinho tinto, que tenha corpo mais leve como estes que citamos acima. Certamente vão funcionar. Vale a experiência!

3- Enfim, os vinhos para as sobremesas de Natal

foto de um pandoro recheado com chantilly e frutas vermelhas foto do meio mousse de chocolate decorado com framboesas e trufas foto da direita rótulo do vinho colheita tardia da vinícola aurora
Dicas de sobremesas para ceia de Natal bem como sugestão de harmonização o vinho colheita tardia da Vinícola Aurora. Fonte Pexels Polina Tankilevitch e Gustavo Peres, foto vinho website do produtor

Por fim, vamos para as amadas e tão aguardadas sobremesas de Natal.  Aqui, o céu é o limite e depende também da tradição de cada família. Pensemos em gostosuras à base de chocolate, frutas ou chantilly.

Assim, neste caso, um dos vinhos doces curingas para acompanhar é o colheita tardia da vinícola Aurora. Este tipo de vinho é produzido com uvas que ficam mais tempo na videira.

Ademais, o colheita tardia da Vinícola Aurora é um vinho doce, tem  coloração amarelo-ouro, aromas de nozes, flores brancas e mel.

Assim, este vinho vai deixar sua ceia de Natal ainda mais doce e agradável

Dessa forma, este vinho concentra mais açúcar e não existe adição de álcool. Já que estamos no final da noite, ele é uma sugestão menos alcoólica, se comparado aos licores ou ao vinho do porto.

Outra sugestão de vinho para harmonizar com as sobremesas da ceia de Natal é  o espumante Moscatel. Com ele, é fácil de agradar seus convidados e há muitas opções no mercado.

Para finalizar, desejamos um ótimo Natal, cheio de alegrias e muita saúde a todos! Fiquem ligados nos próximos posts do Fashion Bubbles, recheados de dicas para que sua noite de Natal seja ainda mais encantadora.

Sobre a colunista

Alessandra Janaudis é formada em publicidade pela FAAP, pós-graduada em Ciências do Consumo pela ESPM e em Moda e Criação pela Santa Marcelina. Cursou Cool Hunting na Domus Academy de Milão.

É especialista em vinhos com certificação WSET3 e WSG.

Hoje, divide sua atuação profissional entres os vinhos e a moda.

Instagram: @conexaomilano_

E-mail de contato [email protected]

Compartilhe

Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que fique na 8ª Roça?

Nesta quarta-feira (13), aconteceu mais uma disputa empolgante no reality, que colocou as roceiras Flora Cruz, Luana Targino e Vanessa Carvalho para correrem atrás do prejuízo. Depois de triunfar na difícil competição, Luana escapou da berlinda. Sendo assim, restaram Gizelly, Flora  e Vanessa no sufoco. Quem você quer que fique? Participe da votação na enquete sobre a 8ª Roça de A Fazenda 16!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Descontos e Promoções

Últimas notícias