Tendências SENAC Moda e Informação Verão 2011 por Laís Pearson
Foto do site da revista Máxima Realizada no dia 25 de março no Memorial da América Latina, a 35ª edição do SENAC Moda Informação apresentou…
Foto do site da revista Máxima
Realizada no dia 25 de março no Memorial da América Latina, a 35ª edição do SENAC Moda Informação apresentou as diretrizes das cores, tecidos, estampas, linhas e estilos que vestirão o verão brasileiro 2011.
Complementos de moda como calçados, bolsas, cintos e bijuterias receberam a merecida atenção, cabendo a Beth Salles passar ao público – profissionais de vários setores da moda – preciosas informações pesquisadas mundo afora.
As linhas e estilos abrangeram as tendências do prêt-a-porter feminino, do segmento infantil (meninos e meninas), masculino casual, lingerie e “teen-fashion”: de cores e materiais às formas e estilos. Bate-papo inovador que aconteceu no Espaço SENAC de Cultura Urbana (muito bem decorado com motivos da cultura de rua tais como grafite nas paredes) mostrou como os lifestyles do consumidor podem desencadear mini tendências, apossando-se de certos elementos característicos, adaptando-os ao guarda-roupas cotidiano.
Uma demonstração clara de que artes, comportamento e estilo unem-se para direcionar os rumos da moda, através da influencia do surf, beach e streetwear.
O caderno de tendências SENAC
O cobiçado caderno de tendências SENAC editado pelo competente Renato Shibukawa propôs seis temas para o verão 2011.
Divas Modernas
Inspirado e dirigido à mulher contemporânea cujo corpo é esculpido pela malhação, é influenciado pelos anos 50 (em pauta Chanel), anos 60 (refletindo o estilo Brigitte Bardot) e anos 80 (reportando-se à alfaiataria masculina).
Foto do site Artesvisuais
Foto do Ficklr
Doce Malícia
O tema é ora influenciado pela delicadeza maliciosa da antiga lingerie que volteava pelos “boudoirs” do passado, ora pelo estilo bucólico rural dos vestidinhos em florais Liberty, em “gingham”, em estampados ingênuos de morangos, cerejas, corações. É ilustrado, ainda, pelo romântico folk hippie, cowgirls, bailarinas dos saloons do velho oeste.
Campanha da M.A.C inspirado no Liberty – foto do site Oconfessionário
Étnico
Revisita, novamente, os países exóticos do Oriente, o Egito, o México e a África do Sul (em voga pois abrigará a próxima Copa do Mundo), propondo estilos inspirados pelos safáris, artesanato tribal, animais miméticos e selvagens (já clássicos na moda, porem interpretados com novos olhos, são os bichos modificados), coloridos vivazes.
Imagem do site da Elle e do site do Net-a Porter
A modelo Liya Kebede em momento safári – foto do blog Xukulatsss
Balmania
Espelha o desfile da Maison Balmain que apresentou uma das coleções mais badaladas da estação, regida pelo estilista Cristophe Decarnin, apostando em um glamour rude ao estilo Mad Max com pinceladas punk e grunge.
Imagem do site da Elle
Coleção Balmain 2009 – foto do site Ragpony
Náutico
Referencia constante na moda feminina, o estilo náutico 2011 tanto pode apelar para o retrô anos 80 (inspirado preferivelmente pelas divas que freqüentavam a Riviera Francesa), como pela fórmula Chanel. O golf, o cricket (bem britânicos), alem do baseball americano as vezes invadem o domínio marítimo impondo alguns de seus elementos típicos.
Imagem do blog Frillr
Resort Tropical
Alem do Havaí, Polinésia e Austrália que refletem geralmente a imagem tropical da moda, o Brasil corre no sangue deste verão retratado pela flora e fauna das regiões amazônicas e impulsionado pela sensualidade das brasileiras.
Campanha da Prada com estamparia digital – foto do site Modalogia
A fauna e flora são uns dos destaques do tema Resort Tropical – foto do site Polyvore
Enquete A Fazenda 16: quem você quer que fique na 2ª Roça Especial?
É oficial, resta menos de uma semana para o público ficar sem as aventuras do reality rural mais animado do Brasil. Agora que o top 8 foi desfeito, o público deve escolher quem permanecerá nessa berlinda. Qual dos peões merece ficar e buscar uma vaga na grande final? Vote em nossa Enquete A Fazenda 16 sobre a 2ª Roça Especial: