Coletiva da São Paulo Fashion Week Inverno 2010: Tema, Conceitos e Novidades
A SPFW desta temporada trouxe como tema “Linguagens”, discussão muita apropriada levando-se em conta toda a revolução que estamos vivendo através da Internet. Participe do…
A SPFW desta temporada trouxe como tema “Linguagens”, discussão muita apropriada levando-se em conta toda a revolução que estamos vivendo através da Internet.
Segundo Paulo Borges, a escolha do tema é uma homenagem à linguagem, à conectividade da Internet, dos blogs e à veiculação de idéias e opiniões. É um questionamento sobre o futuro de toda esta revolução da informação e a influência que isso terá na Moda – afinal, o papel da SPFW também é trazer uma discussão das coisas que estão acontecendo ou estão para acontecer.
Para Paulo, esta é uma das edições mais interativas, traduzida em metade símbolo e metade palavra e faz jus ao grande desafio de tornar as salas de desfiles uma experiência cada vez melhor.
Realmente é essencial compreender as grandes transformações que estamos vivenciando. Filósofos como Michel Serres foram buscar inspiração na mitologia grega para melhor representá-las. Segundo ele, duas figuras são perfeitas para ilustrar a revolução contemporânea, em que estaríamos saindo do legado de Prometeu – o herói das forjas e das artes do fogo, para a era de Hermes – deus da comunicação e do comércio, protetor das artes e patrono dos filósofos, comerciantes e oradores.
Hermes vem estabelecendo seu reinado sobre a terra, e no mundo de hoje a linguagem e a cultura tornaram-se decisivos: “A informação sucedia à transformação; às energias duras substituíam as suaves, não certamente para realizar os mesmo trabalhos, mas para dar sua cor e seu estilo à nova civilização.”, comenta Serres.
Os patrocinadores oficiais do evento apresentaram as novidades e falaram um pouco dos conceitos dos lounges. A Oi falou sobre Liberdade e sobre a terceira revolução pela qual passa a informação e acredita que na Moda não tem certo, nem errado: é a Moda como manifestação da individualidade. A grande novidade do lounge da Oi são os ensaios de moda que serão produzidos durante o evento, proporcionando aos visitantes a experiência de aprender como se faz um ensaio fotográfico,além de organizar uma exposição de 50 camisetas, convidará as pessoas a compartilharem sua playlist de músicas.
Paulo Borges e os representantes dos patrocinadores oficiais da SPFW
A Seda participa pala primeira vez do evento e, passando por um reposicionamento da marca, vai oferecer um salão de beleza. A Melissa apresentará novos modelos, novos produtos e seu lounge terá uma proposta futurista criado pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum. A Tam terá um concurso cultural, onde o vencedor será presenteado com jóias de Jack Vartanian, venderá passagens aéreas com descontos inacreditáveis, além de outras surpresas. O Banco do Brasil terá jogo interativo, shows com os participantes do programa Ídolos, estúdio fotográfico para seus visitantes e palestra com o jornalista Marcelo Tas.
Segundo a representante do prefeito Gilberto Kassab, a São Paulo Fashion Week junto com a Couro Moda, devem gerar uma receita de R$ 100 milhões para a cidade de São Paulo.
Na coletiva tive o enorme prazer de conhecer Laís Pearson, uma das personalidades da nossa moda, que junto com Paulo Borges, integra a Academia Brasileira da Moda. Laís atualmente escreve para a revista profissional focada em moda e decoração Selvedge de Londres. Em uma breve entrevista, ela comentou o quanto lá fora está se olhando para o Brasil. A Europa principalmente, pois busca uma renovação, por isso está atenta a novos estilistas, novos talentos e principalmente no mercado brasileiro.
Especialista em Moda, na área a mais de 40 anos, elegantíssima e de uma delicadeza extrema, Laís Pearson será a mais nova colaboradora do Fashion Bubbles.
Laís seja bem vinda ao time!
Veja fotos da coletiva da SPFW Inverno 2010
Laís Pearson e Denise Pitta
Erika Palomino que está no comando do novo portal FFW, que pertence a Luminosidades, empresa responsável SPFW e Fashion Rio
Christiane Pelajo, âncora do Jornal da Globo foi a mediadora da coletiva
Paulo Borges e representantes dos patrocinadores oficiais da SPFW
Denise Pitta, Laís Pearson e Maria José de Carvalho da Textília e da ITT
Sala da coletiva realizada dia 15/01
Hall de entrada do Hotel Tivoli onde foi realizada a coletiva de imprensa da 28ª edição do São Paulo Fashion Week
Vista do Hotel Tivoli para o Parque Trianon
Por Denise Pitta