A roupa dos anos 70 em fotos originais da década
A moda dos anos 70 foi proferida pela iconografia psicodélica da droga, da música e da cultura que irradiava nos jovens desde São Francisco. A…
A moda dos anos 70 foi proferida pela iconografia psicodélica da droga, da música e da cultura que irradiava nos jovens desde São Francisco. A ordem do dia era gastar pouco e isso influenciava toda a estética da moda com xales antigos, uniformes vintage e peças de lojas de caridade ganhavam adaptações com técnicas de tie-dye, crochês, bordados e miçangas exóticas que vinham direto da Índia, junto com o aroma de patchouli.
Um dos “mantras” dos anos 70, “Turn on, tune in and drop out” (“se liga, sintoniza e desencana”), foi proferido em 1964 por Timothy Leary, professor de Harvard que ficou famoso por defender os benefícios terapêuticos e espirituais do LSD – droga que teve seu auge junto com o Flower Power.
Apesar de ser a moda dos anos 70, o Flower Power teve seu auge em 1967, quando uma nova geração de estilistas fez do “Verão do Amor” uma estação com as cores do arco-íris, estampas curvilíneas e psicodélicas, trajes étnicos orientais e até mesmo inspirações dos índios americanos.
Estilistas como Yves Saint Laurent, Emilio Pucci, Valentino, Zandra Rhodes e Bill Gibb até tentaram abraçar a estética hippie, mas nada era possível substituir o ar de “faça você mesmo”, tão essencial ao estilo. O espírito comercial conseguiu impregnar a cultura hippie só no final dos anos 70, principalmente por conta do crescimento do mercado jeans e da roupa esportiva.
Veja o que estava acontecendo no Brasil, nos anos 70.
Janis Joplin no Woodstock e jovens dos anos 70 durante o “boom” do Flower Power.
No Brasil um grupo de estilistas bastante criativos ganha destaque no Rio de Janeiro com nomes como Jose Augusto Bicalho, Luiz de Freitas, Sonia Mureb, Meire Zaide, Gregório Faganello, Marco Ricca, Marilia Valls. Já em São Paulo era Décio Xavier que tentava fazer a capital paulista brilhar no cenário da moda ao lado de José Gayegos e outros.
O mercado dos jeans e das roupas esportivas cresceu bastante também em territórios brasileiros, principalmente por conta das novelas que ditavam – e ainda ditam – regras de moda e comportamento. A ecologia ganha aqui uma importância que faz a indústria procurar fibras naturais para os tecidos e materiais sintéticos para substituir as peles e poupar os animais.
O jeans, curiosamente, ganhou mais sofisticação ao ter um aspecto mais gasto e relaxado graças aos novos processos tecnológicos e acabamento. O brim, que passou a ser chamado de denim, tinha agora uma popularidade democrática, que atingia moda masculina, feminina e infantil de todas as classes sociais.
A indústria do ready-to-wear ( roupa pronta para vestir) se profissionalizava e os costureiros nacionais se consolidavam. As damas das sociedades paulista e carioca, entre outras capitais relevantes, eram vestidas por Dener, Clodovil, Guilherme Guimarães, José Nunes, Hugo Rocha e José Ronaldo. A inspiração vinha toda da Europa, mas o Brasil também exportou moda para o mundo com o surgimento da tanga nas areias de Ipanema em 1974, peça que conquistou europeus e norte-americanos.
Sinta um pouco do clima dessa década em fotos originais dos anos 70. Se quiser ver mais, confira o Pinterest do Fashion Bubbles.
Veja também: #Anos70 – Gifts animados com imagens dos anos 70 e história da moda na década
Rhodia – Vestido de Alceu Pena, com estampa de Francisco Brennand. Veja o que estava acontecendo no Brasil, nos em Anos 70 – Identidade Brasileira na Moda
Famosa coleção de Emilio Pucci de 1969 – Estampas psicodélicas, a cara da década
A moda masculina dos anos 70 – Calça boca de sino, muito colorida e estampada. O personagem Agostinho de A Grande Família, tem seu figurino inspirado nessa década
A estética hippie que ditou a moda nas roupas dos anos 70 – Florais, calça boca de sino , tamancos e estilo camponesa são alguns dos destaques da década
O mobiliário e a decoração nos anos 70. Ainda tem referência do futurismo dos anos 70
Na decoração os trabalhos artesanais e a cartela de cor bem colorida, também era marcante
A elegância e os cabelos dos anos 70
Texturas e trabalhos artesanais são característicos da década, além da cartela de cor bem colorida e muitos tons de mostarda e terra
Editoriais de moda dos anos 70
Looks anos 70 – vestidos longos super estampados no estilo camponesa
Looks anos 70 e as roupas da década
A roupa dos anos 70 em fotos originais.
Editoriais de moda dos anos 70.
Fotos originais dos anos 70. Brilho e as calças chamadas de disco pants que hoje voltaram à moda. Ficaram famosas no final da década de 70 (mais especificamente em 1978, por conta do filme Grease) e estouraram nos anos 80, na “era disco” – por isso o nome “disco pants”.
Vestidos anos 70. Materiais artesanais como crochê e bordados eram muito forte na época
Moda anos 70. No masculino muita estampa, também nas calças que tinha shape boca de sino
Propagandas originais dos anos 70. A maquiagem era muito colorida e em tons vibrantes
Propagandas dos anos 70. Sungas e tangas cavadas e coloridas marcaram a roupa de banho masculina da época
Sandálias dos anos 70, plataformas eram os destaques
Sapatos – moda dos anos 70.
Calçados dos anos 70.
Fotos: Pinterest
Enquete: quem você quer que vença A Fazenda 16?
Flor Fernandez e Luana Targino deram adeus ao programa depois de quase três meses de confinamento no reality. A atração está chegando ao fim e essas duas personalidades fortes acabaram batendo na trave, mas infelizmente não foram para o Top 8 e nem para a final. Depois da eliminação dupla, quem você quer que vença? Vote na nossa enquete A Fazenda 16 após a eliminação de Flor e Luana. Queremos saber sua opinião: