Salamaleque – Dica super especial para o fim de semana em SP
A Celebração de Elizete levará você para o Oriente…aromas, sabores, sensações. Bom de ouvir, sentir e provar! É um convite. Vem? Participe do nosso canal…
A Celebração de Elizete levará você para o Oriente…aromas, sabores, sensações. Bom de ouvir, sentir e provar! É um convite. Vem?
Este monólogo me chamou atenção pela curiosidade de sua produção. A atriz que a interpreta é também a historiadora dos fatos, foi ela mesma quem fez entrevistas aqui e acolá, juntou documentos, relatos e foi recriando a partir de cartas trocadas pelos seus avós e bisavós, a espinha dorsal desta peça. De toda esta pesquisa fez-se esta narrativa verídica (quase toda), apurada, contada e encenada pela própria atriz Valéria Arbex.
Do que se trata? É parte da história da família imigrante do interior da Síria. São histórias dos seus bisavós e avós. Dificuldades de quem viveu as duas grandes guerras e em desespero no meio do perrengue saíram de lá para bater num porto qualquer deste lado do atlântico.
Boa parte da história foi inspirada nas cartas trocadas entre seus avós. Um havia sido prometido ao outro, mas antes do casório se realizar tinha uma meta a ser cumprida, casa própria, por exemplo, era uma delas. Daqui a alguns anos nossos netos e bisnetos também saberão tudo de nós através do Facebook.
O que faz ficar tão interessante? As histórias são narradas numa “cozinha”, e é neste espaço da “casa” que vão se revelando em meio aos cheiros e sabores bons contos que nos remetem a nossa própria infância, e no caso dela, da terra natal. São frutas, pães, doces e pratos que nos levam de volta ao carinho de nossos próprios avós. O cenário aconchegante é emoldurado por objetos e fotos antigas e é ali que irá se destilar passagens da família, curiosidades sobre a cultura árabe, vocabulário e costumes. Entre as músicas e danças a peça vai se desenrolando dando o tom daquilo que é nada mais, nada menos, do que o caminho que percorreu entre vitórias e derrotas, o próprio nascimento da atriz.
Inspirando uma busca por nossa própria história, instigando o desejo de também saber mais sobre os nossos antepassados!
Por Vinícius Moura
Serviço:
SALAMALEQUE! Sábado (17) e domingo (18). Últimas apresentações!
A Celebração de Elizete levará você para o Oriente…aromas, sabores, sensações. Bom de ouvir, sentir e provar! É um convite. Vem?
Viga Espaço Cênico (rua Capote Valente, 1323, Sumaré, tel reservas 99400 5068)
Sobre
A Cia Teatral Damasco, filiada a Cooperativa Paulista de Teatro, foi fundada pela Atriz Valéria Arbex. A partir da pesquisa de cartas de Amor, iniciou-se um estudo aprofundado sobre o universo árabe e todas as suas vertentes. Ao longo de dois anos realizou “Poemas Encenados” de Mahmud Darwish, “Em que instante Deus criou as Orquídeas?…”, fragmentos de Relato de um certo Oriente” de Milton Hatoum e Leituras Dramáticas de Gibran Kahil Gibran. A Cia Teatral Damasco tem como objetivo fomentar o fazer teatral, valorizar a carpintaria do ator, a pesquisa da interpretação realista e do teatro ritualístico. Atualmente em cartaz, com o espetáculo SALAMALEQUE, no Viga Espaço Cênico, até o dia 18 de agosto, sob a direção de Denise Weinberg e Kiko Marques.
Foto de Divulgação Lenise Pinheiro
Enquete A Fazenda 16: quem você quer que fique na 2ª Roça Especial?
É oficial, resta menos de uma semana para o público ficar sem as aventuras do reality rural mais animado do Brasil. Agora que o top 8 foi desfeito, o público deve escolher quem permanecerá nessa berlinda. Qual dos peões merece ficar e buscar uma vaga na grande final? Vote em nossa Enquete A Fazenda 16 sobre a 2ª Roça Especial: