Exposição: Texturas Poéticas em monotipias de Gilson Bezerra em SP
Em sua primeira individual, Gilson Bezerra expõe 10 monotipias criadas no primeiro semestre de 2012. Ao contrário do uso tradicional da técnica, que utiliza uma…
Em sua primeira individual, Gilson Bezerra expõe 10 monotipias criadas no primeiro semestre de 2012.
Ao contrário do uso tradicional da técnica, que utiliza uma única impressão para feitura de monotipias, o artista desenvolveu seu próprio método de execução. Os trabalhos são produzidos por meio de várias impressões manuais sobre o suporte (papel). Lançando mão de tintas específicas e matrizes previamente montadas (outra característica que diferencia seu trabalho) obtém resultados que ele denomina Texturas Poéticas.
Historicamente, a monotipia teve origem no século 17, com Giovanni Benedetto Castiglione (1616-1670), do qual foram preservadas algumas monotipias. Alguns artistas chegaram a utilizar monotipias em seus trabalhos, esporadicamente ou com maior freqüência, como foi o caso de Edgar Degas, que produziu uma série significativa de monotipias. Na gravura contemporânea, percebemos um novo impulso da monotipia.
SOBRE O ARTISTA
Gilson Bezerra nasceu em Caruaru/PE e mora em São Paulo/SP. Autodidata, o resultado de suas pesquisas estéticas são reflexo de muita experimentação. Sempre inquieto e em busca de novas ferramentas para execução de suas monotipias, tem se dedicado exclusivamente a esta técnica.
• SERVIÇO
Exposição: Texturas Poéticas: Monotipias de Gilson Bezerra
De 19/07 a 18/08 – de Segunda a Sexta-feira das 10h às 20h
Local: Espaço Mundo Mundano | Rua Mourato Coelho, 25 – Pinheiros
- Todas as obras estão à venda
Entrada: Gratuita
Mais informações:
www.mundomundano.com.br
www.gilsonbezerra.com.br