Première Vision apresenta tendências para o Inverno 2012
A quarta edição da Première Brasil, evento especializado em matérias-primas para a indústria da moda, contou com uma palestra de tendências para o Inverno 2012…
A quarta edição da Première Brasil, evento especializado em matérias-primas para a indústria da moda, contou com uma palestra de tendências para o Inverno 2012 apresentada por Pascaline Wilhelm, diretora de moda da Première Vision.
A estação chega para movimentar de uma maneira radical as proporções e os equilíbrios entre cor e neutralidade, rigor e loucura, raridade e profusão, ultra moda e atemporal. O Inverno 2012 se abre para o nomadismo das ideias, a agilidade da técnica e inovações em rumo a novos territórios da moda com a poesia do realismo e a força do imaginário. “É uma estação que se anuncia radical, colorida, extremamente compacta e heterogênea também”, disse Pascaline Wilhelm.
O grande destaque do Inverno 2012 são as cores, que saltam sobre a neutralidade e se impõem expressivamente, até mesmo como objeto de diferenciação. “Nessa estação a cor vai nos ajudar muito. Nós estamos passando por uma grande mudança do emprego da cor – as sombras não serão mais as detentoras do chique. A cor está nas revistas, já saiu nas ruas e na Première Vision, nós mostramos que a cor realmente vai continuar e será usada de uma forma diferente nessa estação”, explica Pascaline.
Cartela de cores Inverno 2012
Cartela majoritariamente muito colorida, as cores são organizadas em três famílias que se misturam com uma certa normalidade:
– Entre um vermelho sangue frio e laranja inflamado: as tonalidades, bastante pigmentadas, se alternam entre cores quentes e frias, e contrastam-se com a neutralidade total do cinza.
– De um pouco de cáqui ao bege goldsilver: uma modulação de nuances suaves bem iluminadas.
– Do azul metalizado ao bordô radical púrpura: os sóbrios intensos brincam com associações sérias, mas com a vivacidade de um rosa sedutor.
Sem Compromisso
O tema assume um estilo de linhas e cores radicais. As texturas, super visíveis, chamam a atenção pelo toque, já as estampas são gráficas. A inspiração vem do design, da arquitetura e das correntes artísticas atuais.
Esses conceitos influenciam na escolha de materiais pela sua capacidade de estruturação, conforto e elasticidade. A moda fica elegante e determinada, com cores nítidas, linhas estruturadas e acabamentos precisos.
“A ideia de uma simplicidade aparente pode ter um design que vai até o ultra espetacular, se impondo através de uma dimensão, de uma cor, de um volume específico”, diz Pascaline.
Moda Feminina Inverno 2012 – Franqueza Colorida
Construído e flexível – a silhueta vem fluida nas linhas rigorosas, o volumoso se opõe ao longilíneo, botões e acessórios se misturam em cores e chegam maiores.
Absolutamente fosco – panos, gabardines finas ou malhas milanos densificam e magníficam os lisos.
Texturas espetaculares – covers e cotelês brincam como adornos ton-sur-ton.
Desenhos poderosos – listras oversized, motivos ultra gráficos, zíperes e botões se deslocam em peças fluidas.
Moda Masculina Inverno 2012 – Minimalismo Color
Formal e funcional – uma integração do chic e do urbano.
Listras não tão rigorosas – listras espaçadas e imperfeitamente traçadas em lãs e flanelas finas e leves, de coloridos plenos.
Lisos lavados e intensos – em camisas sem desenhos, twills e oxfords, micro piques e damassês monocromáticos. Malhas finas e blocadas são cortadas como tecidos planos.
Funcionais protetores – Double-faces técnico/cosy, lãs ou sintéticos para paletós acolchoados.
Sportswear Inverno 2012 – Suave Design
Sólido e limpo – tecidos espessos e com caimento suave formam silhuetas descontraídas e com ângulos arredondados.
Mantôs coloridos – moleskines, gorgurão rasos e grossos algodões esmerilados com tintas passadas.
Frente-verso – double faces com versos coloridos, jeans e calças com verso fantasia, camisas reversíveis ou sobretintas, double jerseys ou moletons bicolores. Viés internos também brincam com a cor.
Com Modéstia
Juntos, o luxo e o casual defendem um natural colorido com um toque de fantasia. O rústico aparece poético na irregularidade dos fios, tratamentos e aplicações com nobreza. As cores são limpas e as lavagens agregam um ar vívido de forma sutil. Os pesos são densos e os toques mais autênticos. Com silhuetas concretas, o produto ganha valor por seu material, fabricação e qualidade.
Moda Feminina Inverno 2012 – Opulência Descontraída
Facilidade e preciosidade – com inspiração no universo masculino, os volumes brincam com a fantasia e a sofisticação dos tecidos e acessórios.
Sportswear e lã – as lãs aparecem misturadas com denims e algodões lisos.
Adornos amalgamados – tweeds comprimidos, jacquards desbotados, bordados escovados, agulhados com motivos fundidos na matéria, sobretintos e revestimentos coloridos.
Brilhos patinados – desgastes cuidadosamente encerrados em sedas ou sintéticos técnicos, zíperes super brilhantes e apliques com reflexos cobreados.
Desenhos delicados – traços de caneta, gravuras ornamentais, flores esculpidas em gelo.
Moda Masculina Inverno 2012 – Luxuosidade Humilde
Alfaiataria bruta – casacos e paletós de aparência maciça, ternos e camisas com lavagens nobres, botões de madeira, fios coloridos para realçar.
Lãs rústicas – cardados irregulares, aspecto rústico suavizado por cachemires e alpaca, lãs penteadas com estruturas de telas de saco, calças compridas com cintura dublada, bolsos surpresa estampados ou trabalhados com fita.
Malha pulôver – cotelês, moletons e torsades macios, jerseys flanelados, malhas compactadas para paletós ou casacos confortáveis e leves.
Sportswear – Britânico Cool
Autenticidade deslocada – o sportswear aparece reinterpretado com escoceses e drapeados casuais.
Xadrezes coloridos – escoceses com novas cores misturados em camisas e casacos com tecidos Double, twills quentes e leves de algodão.
City Sport – tecidos com estilo de alfaiataria, fil-a-fil, covers e pé de galinha em algodão ou em mistura de lã com algodão, denim misturado com lã e cachemira.
Malha de cima – compactos para cortar com paletós ou moletons arredondados para serem confeccionados como um blusão.
Com Frivolidade
O objetivo é brincar, seduzir e construir uma personalidade divertida e sexy, com bastante sabor e um pouco excêntrico. Roupas do dia e da noite são misturadas, além de mixes como formal e descontraído, verão e inverno com uma certa indiferença. Com toques festivos, sofisticação e glamour, com adornos surrealistas e anacrônicos. Nas cores prevalece o contraste suave entre tons escuros e luminosos, naturais e artificiais, frios e quentes.
Moda Feminina Inverno 2012 – Sexy e Cosy
Linhas desfocadas – as curvas do corpo são bem marcadas ou apagadas com amplitudes. Vestidos e calças são fluidos e compridos, já os casacos são mais pesados e grossos, com botões de pressão cobertos por tecidos ou rendas.
Fluidez densa – crepes foscos ou sedas e malhas lavadas, plissados móveis, rendas mais maleáveis e amaciadas para o dia a dia.
Brilho metal – lamês coloridos, perolados e paetizados para peças bijoux, zípers e fitas adesivas reluzentes costurados no lado exterior, etiquetas colocadas como adornos.
Ultra moles – falsas peles, plumas e pelúcias, mohairs bastante inflados.
Décors, delicados – animais estranhos e bem realistas, guirlandas florais delicadas.
Moda Masculina Inverno 2012 – Glamour Masculino
Domesticar o raro – com um toque excêntrico, o chic formal fica mais descontraído e o cotidiano mais sofisticado. Lenços estampados, echarpes espetaculares e jacquards opulentos brincam com abotoaduras estampadas ou em peças teatrais.
Black Tie – vestimentas sofisticadas e descontraídas se confundem. O smoking aparece modernizado, em malha ou denim ultra escuro com detalhes de jogging. A camisa branca também vem em malha ou numa releitura fluida e mais feminina.
Sportswear – Colisões
Acentuar os sincornismos – os gêneros se misturam entre as peças e as estações. Verão e inverno se aliam em peças sexys e divertidas.
Strech suaves – elasticidades em malhas ou tecidos planos com toque aveludado e de pele destacam as partes de cima com malícia, tanto no feminino quanto no masculino.
Elasticidade maciça – para pequenas peças encolhidas, shorts e mini paletós em denim, moletom ou veludos alisados, cruzados com crochês e bouclês com toques emborrachados e ultra foscos.
Leveza reluzente – seda decoradas, jacquards metalizados, tela paraquedas ultra fantasia para túnicas, camisas ou impermeáveis.
Sem Fronteiras
O tema representa uma nova arte de viver, na qual é fácil navegar por um mundo em rede, sem barreiras, sempre em movimento e com a criação e o consumo modificados. Menos egocêntrico e mais coletivo, esse tema propõe muitos híbridos e misturas, entre tecidos de alfaiataria e o funcional, entre os aspectos de seda e o esporte, entre os folclores e a técnica.
Os tecidos e as roupas chegam “dois em um” para um nomadismo contemporâneo e acolhedor. Multicores chegam desequilibradas, com misturas generosas de tintas e nuances que não são exatamente complementares.
Moda Feminina Inverno 2012 – Chic Atlético
Fusão dos extremos – linhas afinadas e cortes anatômicos com a leveza técnica das roupas de esporte.
Ultra-strech – lisos, jacquards ou estampas sedosas são recheados de elasticidade.
Reversíveis – double faces ou contra colados com versos em fantasia para roupas dois em um transformáveis; acabamentos, fechos e botões frente e verso em total mimetismo de cor.
Matelassê e 3D – malhas em relevo para moletons fantasia.
Décors híbridos – flores fusionadas com folclore ou listras, ajustadas ou contrastadas com botões plásticos ou detalhes trançados ou crochetados.
Moda Masculina Inverno 2012 – Falsa aparência
Mudança de competências – o terno e a performance trocam suas boas fórmulas. As imagens city se duplicam em produtos ultra funcionais enquanto as cores mais intensas ganham uma elegância masculina.
Malha/tecido plano – malhas se cruzam com lãs de comportamentos ultra tônicos.
Misturas e codificação – neo-camuflagem chic, com lãs precisamente misturadas, moulinês coloridos, camisas estampadas com motivos tramados, botões flash code.
Sportswear – Mix & Match
Livre expressão – um active wear descontraído e totalmente receptivo ao multi cor e à fantasia.
Fantasias performáticas – os funcionais se abrem ao décor estampado ou fio-tinto, aos jogos de fosco/brilhante, aos relevos articulados.
Jogos de luz – os flúors, os fosforescentes e reflexivos emitem luz e chegam como acessórios sobre roupas para chamarem a atenção de uma forma divertida.
Fotos: Première Brasil
Enquete A Fazenda 16: quem você quer que vença?
Babi Muniz foi eliminada de A Fazenda nesta quinta-feira (21). Agora, restam 12 peões que estão lutando para vencer o reality show da Record, mas ainda falta um mês para o programa terminar. Portanto, o público é quem decide: quem você quer que vença o programa? Vote na enquete A Fazenda 16 após a eliminação de Babi: