Flores e Romantismo II tema para o Verão 2009
Romance Os anos de 1950 foram um marco na alta costura. Após um período de escassez no vestuário feminino devido aos tempos de guerra, finalmente…
Romance
Os anos de 1950 foram um marco na alta costura. Após um período de escassez no vestuário feminino devido aos tempos de guerra, finalmente em 1947, o costureiro Christian Dior criou o new look e devolveu á mulher da década de 50, toda a elegância e sofisticação perdida com a guerra.
Cercado de polêmicas; muitos achavam que o new look acentuava as diferenças de classe, porque era visto como símbolo de opulência e grito de libertação feminino – as mulheres queriam ser isentadas das responsabilidades que a guerra trouxera para elas – seus anseios eram: carinho e proteção. A nova maneira de vestir, acabou se tornando uma alavanca para o desenvolvimento da classe média, pois transmitia uma elegância e bem-estar com a qual toda dona- de-casa queria estar envolvida.
O new look, influenciou até mesmo na arquitetura e decoração da época – objetos como copos, cinzeiros e lâmpadas tinham o mesmo design. A “mulher de Dior”, enxergava “o mundo cor-de-rosa” – tinha um marido que sustentava a casa, enquanto ela cuidava dos jardins e arrumava tudo de maneira fácil e prática devido ao uso dos eletrodomésticos.
Cintura estreita, ancas arredondadas , ombros suaves e decaídos, caracterizavam o esse novo look. Em algumas ocasiões eram usados tailleur com saias muito justas ou então muito rodadas.
Várias divas de Hollywood, foram destaque na década de 50. Entre elas:
Audrey Hepburn , Brigitte Bardot , Grace Kelly , Marilyn Monroe entre outras.
Audrey Hepburn e Grace Kelly
Marilyn Monroe
A mulher do Verão 2008/2009, vem com o romantismo á flor da pele e traz consigo o “ mundo cor-de-rosa”, mas não com a mesma conotação da década de 50 – a fase de fugir das responsabilidades, ficou no passado – tem um “quê” de flower power dos anos 60. Ela usa o rosa, mas agora é para afirmar que o seu lugar foi conquistado na sociedade e que apesar das flores, babados, laços, rendas, tules, pois( do francês -bolinhas), listras, vichy, branco, rosa chiclete e muitos tons pastel , “não provoque, porque é rosa shocking” .
Muita leveza e sensualidade em looks joviais em contraste com o sportwear. E ainda um crossover de anos 20 /50 /60/ e 70.
As Flores aparecem de todas as formas: Liberty, decoração e traz também o impressionismo de Claude Monet .
A Modelagem acompanha a silhueta dos anos 20 – vestidos com a cintura baixa, T-shirt shape, boudoir dressing ( vestido camisola); a saia tulipa ganha um novo comprimento -mini. As pantalonas vem com punhos e as wide pants (calças boca larga ou baca-de-sino), fazem reverencia aos anos 70. Os tecidos são transparentes ou acetinados: seda, musselina, chiffon, voal , “chalis”(antiga javanesa -100%viscose) e gazar.
Cores ( Pantone):
19-3940TPX – Jeans
16 -3911TPX – Lilac
14 -0216TPX – Lemon
12 -1404TPX – Nude
15 -4703TPX – Blue baby
19 -2030TPX – Pink
12 – 2030TPX – Salmão
13 – 0002TPX – Chanpagne
Assista outro vídeo aqui.
Imagens: Lead Fashion.
Brigitte Bardot
Leia também Temas Para o Verão 2008/2009 Feminino , Primavera -Verão 2008/2009 – Feminino , Primavera-Verão 2008/2009 – Sapatos e Primavera-Verão 2008/2009 – Bolsas.
Marilyn Monroe
Por Leonize Maurílio
(Leonize atua como Compradora de Tecelagem em uma confecção no bairro do Bom Retiro. Desenvolve coleções como estilista free-lance. É formada em Moda pela Universidade Paulista desde 2004. Possui conhecimentos contábeis e administrativos e atuou em empresas de grande e médio porte por mais de 15 anos. E.mail: [email protected] )
Enquete: quem você quer que vença A Fazenda 16?
Flor Fernandez e Luana Targino deram adeus ao programa depois de quase três meses de confinamento no reality. A atração está chegando ao fim e essas duas personalidades fortes acabaram batendo na trave, mas infelizmente não foram para o Top 8 e nem para a final. Depois da eliminação dupla, quem você quer que vença? Vote na nossa enquete A Fazenda 16 após a eliminação de Flor e Luana. Queremos saber sua opinião: