Trajes Históricos – Traje Românico
Quando estava na faculdade, a Denise teve que fazer um trabalho sobre trajes históricos. A grande sacada foi fazer em forma de ímã de geladeira,…
Quando estava na faculdade, a Denise teve que fazer um trabalho sobre trajes históricos. A grande sacada foi fazer em forma de ímã de geladeira, aí ela foi vestindo a bonequinha e explicando cada período histórico.
A partir de hoje vamos publicar todos os trajes, com um resumo das características de cada época. Começamos com o Traje Românico.
Arte medieval
“Arte românica é o nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII. ”
“O estilo é visto principalmente nas igrejas católicas construídas após a expansão do cristianismo pela Europa e foi o primeiro depois da queda do Império Romano.”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Românico
É um dos principais estilos do período medieval. Se o Rei Artur existiu, ele viveu por essa época e se vestia mais ou menos com este tipo traje, mas teria usado calça, que era como se vestiam os bárbaros saxões. Para mais exemplos do vestuário da época, a Prof. Queila recomenda o filme Tristão e Isolda. Neste filme preste atenção à roupa do sacerdote que realiza o casamento: é a primeira roupa eclesiástica da história.
Roupas Medievais e Moda Medieval
Leia mais aqui, aqui e aqui.
Ano 1000 d.C.
Os trajes medievais passaram a constituir-se de meias e calções. No século XI, calções ou braies eram calças até os tornozelos, presos nos quadris por um cordão enfiado na parte superior, os nobres os usavam justos, e as classes inferiores, frouxos ou bem largos. As túnicas ficaram mais justas e curtas, com mangas que se alargavam no punho. As cores do vestuário eram bem vivas. Na vestimenta feminina surgiu uma grande modificação, por volta de 1130, surgiu o corpete justo até os quadris e a saia ampla, com pregas até os pés, às vezes formavam uma cauda. Elas usavam uma sobretúnica com mangas amplas, e na cabeça véus, presos a um semicírculo de ouro.
Na segunda metade do século XIV, as roupas adquiriram novas formas e surgiu um fenômeno que pode ser considerado como o início da moda.
Leia todos os artigos da série Trajes Históricos:
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que fique na 8ª Roça?
Nesta quarta-feira (13), aconteceu mais uma disputa empolgante no reality, que colocou as roceiras Flora Cruz, Luana Targino e Vanessa Carvalho para correrem atrás do prejuízo. Depois de triunfar na difícil competição, Luana escapou da berlinda. Sendo assim, restaram Gizelly, Flora e Vanessa no sufoco. Quem você quer que fique? Participe da votação na enquete sobre a 8ª Roça de A Fazenda 16!