Parada do Orgulho Gay: um pouco da história, dicas do que vestir, maquiagens e fantasias
Junho é o mês do Orgulho Gay em São Paulo. O evento mais esperado é a Parada Gay que acontece este ano no dia 14…
Junho é o mês do Orgulho Gay em São Paulo. O evento mais esperado é a Parada Gay que acontece este ano no dia 14 na Avenida Paulista, com início marcado para o meio dia e sua concentração no vão do Masp. Então é hora de começar a preparar-se, informação nunca é demais.
O movimento que hoje é conhecido pela sigla LGBT – lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros – e que já foi GLS – gays, lésbicas e simpatizantes – é composto por diversos eventos, promovendo e mostrando o trabalho de seus colaboradores e organizadores ativistas, sempre em busca dos direitos de sua comunidade, direitos estes negados ou desrespeitados por algumas parcelas da sociedade.
É um mês que simboliza muita luta, trabalho e comemoração, em busca de visibilidade e respeito, sendo alcançados com sucesso em seus 13 anos de parada, que somam em seu currículo atividades diversas e consolidadas, como a famosa 9º Feira Cultural LGBT ,o 9º Gay Day que este ano acontece no play center, entre outras atividades.
Confira o calendário completo com dias e horários das atividades do 13º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo.
Veja mais informações da programação paralela que acorrem durante todo o mês de Junho.
A 1ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo aconteceu no dia 28 de Junho de 1997, sob o tema “Somos muitos, estamos em todas as profissões”, contando com 2 mil participantes. Hoje representa a maior manifestação do gênero no mundo, com um público de aproximadamente 3,5 milhões de pessoas em sua penúltima edição, um recorde que bate o da cidade de São Francisco, até então considerada capital gay do mundo com aproximadamente um milhão de participantes em suas paradas.
O surgimento do que conhecemos hoje como paradas gays e a formação de comunidades e grupos ativistas que acontecem em todo o mundo, se dão graças ao famoso episódio de Stonewall, um bar localizado na Greenwich Village (NY). Era um dos principais bares da década de 60 que servia de ponto de encontro entre gays e lésbicas, cujos freqüentadores cansados de abusos e repreensões de autoridades locais, rebelaram-se no dia 28 de junho de 1989.
Confira o blog Assumidamente
Confronto que se arrastou por mais três dias acarretando no surgimento dos primeiros grupos ativistas e ongs voltados à comunidade gay, e no ano seguinte aconteceu a primeira parada gay do mundo, também em nova York no dia 28 de junho de 1970, dia este que passou a ser considerado o dia internacional do orgulho gay.
Faltando poucos dias para a maior movimentação popular gay do mundo, é natural começar a pensar, o que vestir?
Primeira coisa que você deve ter em mente, muita gente e calor, por mais frio que possa fazer o dia, sempre acaba esquentando, então escolha roupas leves e confortáveis.
Brinque com acessórios, utilize as tendências de moda para montar um look animado e descontraído.
Veja esta e mais imagens no site theluxechronicles
Outro fator importante, é que infelizmente vivemos em uma das cidades mais violentas do país, desta forma não vá com roupas muito chamativas, evite possíveis constrangimentos e problemas, o intuito é divertir-se e ajudar a causa. Carregue apenas o necessário, documentos e dinheiro muito bem guardados em locais de difícil acesso. Se optar por levar câmera digital, o cuidado é redobrado, porém o indicado é evitar.
Por tratar-se de um movimento de manifestação de gêneros e comportamentos sexuais, muitos optam por utilizar fantasias ou roupas que realcem o corpo ou sua identidade de gênero, então, se tiver vontade, use de criatividade e bom senso, a liberdade de expressão acaba aonde começa a do próximo, ética e respeito são fundamentais.
Fantasias e Maquiagens
No quesito fantasia abuse das cores, principalmente nas do arco íris, que são o maior símbolo da diversidade no planeta. Vermelho é a vida, o laranja o poder, amarelo é a luz, o verde a natureza, o azul a arte e o violeta o espírito. Na nova versão da bandeira gay, a primeira cor – antes do vermelho – será o pink significando a sexualidade e por último – depois do violeta – o índigo que significa harmonia.
Se gostar use maquiagem, caricatas o não, expresse sua arte ou seu manifesto, pinte o rosto, corpo, brinque com formas, volumes e aplicações.
Nos cabelos trabalhe as formas, cortes, se preferir utilize perucas.
Nas fantasias crie personagens, use de elementos do bondage, masoquismo, personagens de filmes e desenhos ou divas do cinema.
Mais fotos no blog Miúdos Novos . 258
Mais imagens de paradas espalhadas pelo mundo
Fontes:
– Matéria – Especial Dia do Orgulho LGBT: Muito antes de Stonewall ,por Marcelo Hailer 28/6/2008 – 10:40 para o site acapa
– Associação da Parada LGBT de São Paulo
Por Alexandre Ferreira Gaspar