Flores e Romantismo II tema para o Verão 2009
Estilo | Leonize Maurilio | March 6, 2008 at 4:09 pmAnúncios


Romance
Os anos de 1950 foram um marco na alta costura. Após um período de escassez no vestuário feminino devido aos tempos de guerra, finalmente em 1947, o costureiro Christian Dior criou o new look e devolveu á mulher da década de 50, toda a elegância e sofisticação perdida com a guerra.

Cercado de polêmicas; muitos achavam que o new look acentuava as diferenças de classe, porque era visto como símbolo de opulência e grito de libertação feminino – as mulheres queriam ser isentadas das responsabilidades que a guerra trouxera para elas – seus anseios eram: carinho e proteção. A nova maneira de vestir, acabou se tornando uma alavanca para o desenvolvimento da classe média, pois transmitia uma elegância e bem-estar com a qual toda dona- de-casa queria estar envolvida.
O new look, influenciou até mesmo na arquitetura e decoração da época – objetos como copos, cinzeiros e lâmpadas tinham o mesmo design. A “mulher de Dior”, enxergava “o mundo cor-de-rosa” – tinha um marido que sustentava a casa, enquanto ela cuidava dos jardins e arrumava tudo de maneira fácil e prática devido ao uso dos eletrodomésticos.
Cintura estreita, ancas arredondadas , ombros suaves e decaídos, caracterizavam o esse novo look. Em algumas ocasiões eram usados tailleur com saias muito justas ou então muito rodadas.
Várias divas de Hollywood, foram destaque na década de 50. Entre elas:
Audrey Hepburn , Brigitte Bardot , Grace Kelly , Marilyn Monroe entre outras.

Audrey Hepburn e Grace Kelly
Marilyn Monroe
A mulher do Verão 2008/2009, vem com o romantismo á flor da pele e traz consigo o “ mundo cor-de-rosa”, mas não com a mesma conotação da década de 50 – a fase de fugir das responsabilidades, ficou no passado – tem um “quê” de flower power dos anos 60. Ela usa o rosa, mas agora é para afirmar que o seu lugar foi conquistado na sociedade e que apesar das flores, babados, laços, rendas, tules, pois( do francês -bolinhas), listras, vichy, branco, rosa chiclete e muitos tons pastel , “não provoque, porque é rosa shocking” .




Muita leveza e sensualidade em looks joviais em contraste com o sportwear. E ainda um crossover de anos 20 /50 /60/ e 70.




As Flores aparecem de todas as formas: Liberty, decoração e traz também o impressionismo de Claude Monet .





A Modelagem acompanha a silhueta dos anos 20 – vestidos com a cintura baixa, T-shirt shape, boudoir dressing ( vestido camisola); a saia tulipa ganha um novo comprimento -mini. As pantalonas vem com punhos e as wide pants (calças boca larga ou baca-de-sino), fazem reverencia aos anos 70. Os tecidos são transparentes ou acetinados: seda, musselina, chiffon, voal , “chalis”(antiga javanesa -100%viscose) e gazar.




Cores ( Pantone):
19-3940TPX – Jeans
16 -3911TPX – Lilac
14 -0216TPX – Lemon
12 -1404TPX – Nude
15 -4703TPX – Blue baby
19 -2030TPX – Pink
12 – 2030TPX – Salmão
13 – 0002TPX – Chanpagne
Assista outro vídeo aqui.
Imagens: Lead Fashion.

Brigitte Bardot
Leia também Temas Para o Verão 2008/2009 Feminino , Primavera -Verão 2008/2009 – Feminino , Primavera-Verão 2008/2009 – Sapatos e Primavera-Verão 2008/2009 – Bolsas.

Marilyn Monroe
Por Leonize Maurílio
(Leonize atua como Compradora de Tecelagem em uma confecção no bairro do Bom Retiro. Desenvolve coleções como estilista free-lance. É formada em Moda pela Universidade Paulista desde 2004. Possui conhecimentos contábeis e administrativos e atuou em empresas de grande e médio porte por mais de 15 anos. E.mail: leonize_maurilio@hotmail.com )


Tweet This
Digg This
Save to delicious
Stumble it
.
.
.
.
.
Na minha nova Coleção Fibras, de biojóias, as flores de sisal misturam-se às pérolas, abalones, sementes, madrepérolas, murano e pedras brasileiras, seja nos conjuntos de colares, pulseiras e brincos, quanto nas bolsas e sandálias.
Parabéns pela matéria e pelo espaço.
Um abraço e felicidades
Patricia Moura
estas dicas de tendências neste tempo de inovação e criatividade, auxilia qualquer confecção que busca oferecer um produto diferenciado. As dicas são grande importância!
estou vendendo um show room montado em bh no prado.urgente.
contato (31)3372-2811
eu tenho um estamparia e minha esposa uma fabrica de roupa. entao eu gostaria de saber como agente pode ficar sempre a frente do que vai usar na proxima estaçâo. teria como vc me dar uma sugestão. desde ja agradeço.
Amei o site…Vcs estão de parabens.